Ex-campeão de natação Yannick Agnel será julgado por estupro de menor

Yannick Agnel na Coreia do Sul em 20 de julho de 2019
Yannick Agnel na Coreia do Sul em 20 de julho de 2019STEPHANE KEMPINAIRE/KMSP VIA AFP

O francês Yannick Agnel, ex-campeão olímpico de natação, será acusado perante o tribunal criminal de Haut-Rhin por estupro de menor, anunciou nesta quinta-feira (15) o Tribunal de Apelação de Colmar, que rejeitou seu recurso.

O tribunal considerou que há provas suficientes contra o atleta, e por isso, ele deverá ser julgado pelo tribunal criminal pelos crimes de estupro e agressão sexual.

Em maio, um juiz ordenou o julgamento do atleta, que recorreu. Agnel afirmou que, com 24 anos, teve um relacionamento consensual com Naomé Horter, filha de seu treinador, Lionel Horter, na época com 13 anos. A investigação foi aberta em meados de 2021, após uma denúncia de Naomé, que abandonou a natação.

O caso supostamente ocorreu entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2016, em Mulhouse, cidade onde ele treinava, na Tailândia, onde seu clube, o Mulhouse Olympic Natation, treina regularmente e no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos daquele ano. 

Yannick Agnel pode pegar até 20 anos de prisão por esses crimes. Seus advogados têm agora cinco dias para recorrer da decisão ao Tribunal de Cassação, a mais alta instância judicial da França.

O nadador foi bicampeão olímpico em Londres 2012 e campeão mundial em 2013 nos 200 metros nado livre e no revezamento 4x100 metros.