Como Fritz e Auger-Aliassime tinham uma vitória e uma derrota no Grupo Verde, liderado por Casper Ruud, o duelo desta quinta em Turim era um confronto direto por vaga nas semifinais. O nono colocado do ranking da ATP levou a melhor sobre o sexto após duas horas e 47 minutos de uma partida dominada pelos saques.
No primeiro set, sem break point para nenhum dos lados, Fritz venceu por 7-4 no tie-break, após abrir 4-2 e administrar a vantagem. O americano ganhou 90% dos pontos com primeiro saque, contra 79% do canadense.
Veja todas as estatísticas da partida
A situação se inverteu no segundo set. O aproveitamento de Fritz no quesito caiu para 83%, enquanto o de Auger-Aliassime subiu para 90%. O canadense chegou a ter três break points logo no segundo game, mas não conseguiu aproveitá-los. No tie-break, ele conseguiu o mini-break decisivo quando o placar estava empatado em 5-5.
Na parcial decisiva, Fritz teve quatro break points quando vencia por 3-2. Aliassime salvou três, mas não o quarto, com um forehand cruzado para fora. Foi a primeira quebra da partida. O americano venceu o game seguinte sem perder pontos e, com 5-2 de vantagem, confirmou a vitória com mais uma quebra. Agora o desafio é passar por Djokovic para chegar à final.