Mais

Com recorde de torcida, a Bundesliga 2 é a liga mais empolgante da Europa no momento

Há mais torcida na 2ª divisão alemã do que na LaLiga
Há mais torcida na 2ª divisão alemã do que na LaLigaČTK / imago sportfotodienst / Heiko Blatterspiel

Enquanto a maioria das ligas europeias, em sua segunda parte da temporada, se transforma na habitual corrida de dois ou três clubes poderosos na briga pelo título, a 2ª Bundesliga da Alemanha vem chamando a atenção pela competitividade absurda e pelo recorde de torcida.

Com apenas nove pontos separando o líder Colônia do décimo colocado, o Nurnberg, a segunda divisão alemã está sendo considerada por muitos como a mais empolgante do continente.

Siga a 2ª Bundesliga em tempo real

Potencialmente 12 equipes ainda estão na busca pela promoção para a Bundesliga, separadas por apenas 12 pontos.

Classificação atual da Bundesliga 2
Classificação atual da Bundesliga 2Flashscore

Os times estão se alternando no topo da liga quase toda semana e, curiosamente, o Magdeburg conseguiu subir para o 3º lugar sem ter vencido nenhum dos seus jogos em casa até agora nesta temporada (8 empates e 2 derrotas).

Na última temporada, 29% (52 de 180) dos jogos da 2ª Bundesliga terminaram empatados, destacando o quão competitiva é essa divisão. As equipes também anotaram 575 gols, alcançando uma média de 3,20 tentos por partida.

Por que a liga é tão acirrada?

Para Stefan Walther, editor de esportes do jornal alemão Hamburger Abendblatt, a distribuição da receita de transmissão é a causa da competitividade da liga.

"80% dos fundos da venda dos direitos de transmissão vão para a Bundesliga, enquanto o restante é distribuído entre as equipes da 2ª divisão, portanto, em termos de renda, não há necessariamente muito para dividir entre as equipes, o que torna a liga mais competitiva", disse Walther ao Flashscore.

O Magdeburg só ganha fora de casa e é o 3º colocado
O Magdeburg só ganha fora de casa e é o 3º colocadoProfimedia

"Mas as equipes que conseguem ser promovidas realmente sofrem para ficar na Bundesliga e isso, é claro, está relacionado, entre outras coisas, à diferença substancial na receita da TV, que normalmente representa cerca de 15% do orçamento dos clubes da Segundona", acrescentou.

Neste domingo (9), o Colônia recebe o Schalke 04, em um dos maiores confrontos do futebol do país, e não é coincidência que dois dos maiores clubes da Alemanha estejam na 2ª Bundesliga.

Três dos seis clubes mais vencedores da Alemanha agora estão na segunda divisão: Nurnberg, Schalke e Hamburgo.

Ex-campeão europeu, o Hamburgo está na Segundona há 7 temporadas
Ex-campeão europeu, o Hamburgo está na Segundona há 7 temporadasProfimedia

O campeão europeu Hamburgo foi o último time da Bundesliga a ser rebaixado, em maio de 2018. A equipe está jogando a 2ª Bundesliga pelo sétimo ano consecutivo.

Depois de Schalke, Nurnberg, Hertha Berlin, Kaiserslautern, Hannover e Fortuna Dusseldorf, o último a cair foi o Colônia, que sofreu seu sétimo rebaixamento na temporada passada.

Walther ressalta que a presença de tantos clubes tradicionais na Segundona é um sinal de má administração e enfatiza que a atração sedutora da 2ª Bundesliga representa, na verdade, um grande problema para o futebol alemão.

Mascote do Schalke em estádio que lota todo jogo
Mascote do Schalke em estádio que lota todo jogoProfimedia

"Ao mesmo tempo, times pequenos como o Heidenheim e o Holstein Kiel, por meio de uma formação de equipe inteligente e processos de tomada de decisão menos burocráticos, superaram os clubes maiores. E quando a Federação Alemã tenta vender seus direitos de transmissão no exterior para mercados na Ásia, América do Norte e outros continentes, é um grande problema que uma grande parte das pessoas não conheça três quartos dos times da Bundesliga", explicou o jornalista. 

"Ninguém quer pagar para assistir a times como Heidenheim, Bochum e Hoffenheim, e o futebol alemão perde enormes somas de dinheiro por causa disso", acrescentou Walther.

Recorde de torcida

No entanto, em casa o cenário é ótimo. A presença de clubes de prestígio com grandes estádios fez a 2ª Bundesliga levar mais público a campo do que a LaLiga na última temporada.

Cinco estádios da segunda divisão alemã foram usados para a Euro 2024: a Veltins Arena, do Schalke, o Volkparkstadion de Hamburgo, o Merkur Spiel-Arena de Dusseldorf, o Olympiastadion de Hertha e o RheinEnergieStadion de Colônia.

O recorde histórico de público na 2ª Bundesliga veio na 19ª rodada, no final de janeiro, com 322.468 pessoas comparecendo aos nove jogos do campeonato.

Mais de 70 mil foram ao jogo entre Hertha e Hamburgo em Berlim
Mais de 70 mil foram ao jogo entre Hertha e Hamburgo em BerlimProfimedia

A regra "50+1", que proíbe que investidores externos se tornem acionistas majoritários dos clubes, também ajuda os times a ficarem mais perto de suas raízes. Além disso, os preços justos dos ingressos ajudam a encher os estádios.

A média de preço do "season ticket" ano passado foi de apenas 205 euros (11 euros por jogo).

Confira a tabela completa da 2ª Bundesliga

Os amantes do futebol estão cada vez mais desiludidos com a fortaleza que os clubes tradicionais estabeleceram nas ligas predominantes da Europa, com resultados cada vez mais antecipados e os ricos ficando cada vez mais ricos.

A 2ª Bundesliga é um prato cheio para quem é fã do futebol raiz.