Um dos pontos que deixa os fãs da NFL nos Estados Unidos contrariados é a realização de jogos da temporada regular fora do país. A reclamação se dá especialmente porque a prática retira da franquia a possibilidade de jogar em casa, diante de sua torcida.
Confira a tabela da NFL no Flashscore
Mas Goodell segue firme em sua missão de popularizar a liga, contando inclusive com o apoio dos donos, ávidos por mais e mais mercados consumidores em potencial. Esse é o caso do Brasil.
Na noite dessa quinta-feira (4), véspera do duelo entre Chargers e Chiefs em São Paulo, o segundo jogo da história da NFL no país do futebol da bola redonda, Roger Goodell esteve ao lado de Clark Hunt, o bilionário CEO do Kansas City Chiefs, na Chiefs House, evento na capital paulista destinado aos torcedores da franquia do Missouri.
Em solo verde e amarelo, o dirigente aproveitou para surfar na onda de popularidade que possui entre os fãs brasileiros, posando para fotos e até proporcionando cenas incomuns, como servir bebidas para os populares ao lado do próprio Clark Hunt.
Durante a ativação, o CEO do Chiefs ouviu até mesmo um inusitado pedido de compra do Vasco da Gama, clube da Série A do Brasileirão que convive com uma gravíssima crise financeira, aprofundada pela terrível experiência de uma sociedade anônima gerenciada por um grupo estrangeiro que não deu certo.
Goodell, por sua vez, disparou até um "Vai, Corinthians" a pedido de uma torcedora. A parceria com o clube alvinegro, aliás, é bastante importante para o sucesso da NFL no Brasil.
Para se ter ideia, a liga de futebol americano desembolsou mais de meio milhão de dólares (cerca de R$ 2,7 milhões) para reformar o gramado da Neo Química Arena, o deixando adequado para a realização do segundo jogo da liga em solo brasileiro e também para evitar as críticas robustas que foram disparadas na temporada passada.
Acompanhe Los Angeles Chargers x Kansas City Chiefs no Flashscore
Mais jogos fora dos Estados Unidos acontecerão
O Brasil é um importante mercado para Goodell e os donos de franquias da NFL. Apesar do posicionamento contrário de muitos ávidos fãs norte-americanos, a tendência é que mais jogos aconteçam no Brasil nos próximos anos.
"A paixão pelo esporte é realmente algo especial. Sabemos que embora haja muitas pessoas que ainda não tiveram contato com o nosso esporte, essa é a oportunidade", disse Goodell, durante evento na Chiefs House.
"Muita coisa mudou. Quando os jogadores foram pela primeira vez a Londres, era algo novo, eles não sabiam muito bem do que estava acontecendo em nível global. Agora, nossos jogadores, e até mesmo os técnicos, estão tranquilos em vir, pode ser que precise de um pouco mais de incentivo com os técnicos, mas eles realmente gostam de estar nesse palco global", finalizou Goodell.
O comissário da NFL ainda marcou presença na noite de quinta-feira no Chargers Takeover, o evento da torcida de Los Angeles em São Paulo.
Onde assistir a Chargers x Chiefs ao vivo pela semana 1 da NFL?
A segunda partida da história da NFL no Brasil terá ampla cobertura de transmissão e diversas opções para que o fã de futebol americano possa acompanhar esse momento histórico. O duelo, que começa às 21h (horário de Brasília), será transmitido por sportv 2, ge tv, ESPN, Disney+, Cazé TV e NFL Game Pass na DAZN.