Mais

Amistoso da Argentina nos EUA muda de data e local por questões de segurança

De Paul e Messi jogarão em Miami nas duas próximas partidas da Argentina
De Paul e Messi jogarão em Miami nas duas próximas partidas da ArgentinaCHRIS ARJOON / AFP

A AFA decidiu mudar o segundo amistoso da seleção da Argentina, nesta Data FIFA de outubro, por motivos de segurança e organização. O jogo será disputado no estádio do Inter Miami.

Argentina alterou sua programação para esta data FIFA: o amistoso contra Porto Rico, que seria disputado na segunda-feira (13) em Chicago, será transferido para terça-feira (14) em Miami, no Chase Stadium, casa do Inter Miami, em horário a ser confirmado.

A mudança se deve a razões organizacionais e de segurança, após os protestos e a violência em Chicago nos últimos dias. De acordo com a mídia local, as autoridades não conseguiram garantir as condições necessárias para o evento esportivo, em um contexto marcado por tumultos e confrontos resultantes das políticas de imigração do presidente Donald Trump.

A decisão, coordenada entre a AFA e as autoridades americanas, significa que os dois amistosos - contra Venezuela e Porto Rico - serão finalmente disputados no estado da Flórida, concentrando toda a atividade da equipe em Miami. Isso reduzirá as viagens e proporcionará um ambiente mais seguro para os jogadores, a comissão técnica e os torcedores.

La Pulga agradece, Palmeiras nem tanto

Além disso, a mudança beneficia diretamente Lionel Messi, que mora e joga em Miami. O capitão poderá ficar em sua cidade natal durante todo o período de treinamento e evitar o esforço de um voo de três horas para Chicago. De qualquer forma, Lionel Scaloni planeja limitar os minutos de Messi, priorizando a avaliação de variações na equipe e a presença de jovens como Nicolas Paz e Franco Mastantuono.

"É provável que Messi jogue muito pouco entre os dois jogos. O objetivo é tentar alternativas e não arriscá-lo desnecessariamente", informou a TyC Sports.

A notícia não foi tão boa para o Palmeiras, que poderia contar com sua dupla de convocados com maior antecedência, talvez chegando ao Brasil no dia 14, um dia antes do duelo da 28ª rodada do Brasileirão, contra o Red Bull Bragantino, no dia 15. O volante Aníbal Moreno e o atacante Flaco López, desta forma, devem ser desfalques certos para o compromisso. 

A Argentina enfrentará a Venezuela na sexta-feira, 10 de outubro, às 21h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, enquanto a partida contra Porto Rico será na terça-feira, 14, também na Flórida. 

A mudança foi aprovada pela FIFA e não altera a programação oficial da data dupla, embora dê um dia extra de descanso e preparação à equipe de Scaloni, que encerrará a turnê amistosa sem sair de Miami.