Mais

Liverpool aproveita amistoso de pré-temporada para prestar nova homenagem a Diogo Jota

Jogadores do Preston e do Liverpool prestam um minuto de silêncio por Diogo Jota
Jogadores do Preston e do Liverpool prestam um minuto de silêncio por Diogo Jota Oli SCARFF / AFP
O atacante Diogo Jota foi chamado de "um campeão" neste domingo (13) pelo técnico do Liverpool, Arne Slot, quando os Reds voltaram a campo pela primeira vez desde a morte do português em um amistoso de pré-temporada contra o Preston.

Pai de três filhos, Jota, que se casou com sua parceira de longa data Rute Cardoso 11 dias antes do acidente, morreu ao lado de seu irmão André Silva em 3 de julho, depois que o carro em que estavam saiu da estrada e pegou fogo no norte da Espanha.

Uma versão do hino do Liverpool, "You'll Never Walk Alone", foi tocada antes do pontapé inicial em Deepdale e o capitão do Preston, Ben Whiteman, colocou uma coroa de flores na frente da torcida visitante.

Em seguida, foi observado um minuto de silêncio e ambas as equipes usaram braçadeiras pretas.

"Acho que o que me conforta é que no último mês de sua vida ele foi um campeão em tudo", disse Slot em uma entrevista antes da partida.

"Um campeão para sua família, que é a principal e mais importante coisa, porque ele se casou. Um campeão para seu país, porque ele venceu a Nations League com um país com o qual se importava muito, porque ele também usava a bandeira quando tínhamos comemorações. E, é claro, um campeão para nós ao vencer a Premier League."

Mohamed Salah estava entre os titulares e foi o capitão do Liverpool no dia, enquanto outras estrelas do time principal, como Virgil van Dijk e Andy Robertson, ficaram de fora do elenco, mas ainda estavam presentes.

A torcida do Liverpool cantou várias vezes a música de Jota, proclamando que ele é melhor do que o lendário português Figo, antes mesmo de a bola ser chutada.

Na multidão, bandeiras com a inscrição "para sempre o nosso número 20" prestavam homenagem ao jogador da região próxima ao Porto, que morreu com apenas 28 anos.

O Liverpool anunciou na sexta-feira que o clube aposentará o número 20 de Jota em sua memória. No início desta semana, Slot e sua esposa se juntaram a vários jogadores para participar das homenagens que foram feitas para Jota e seu irmão fora de Anfield.

"Sempre o levaremos conosco em nossos corações, em nossos pensamentos, aonde quer que formos," acrescentou Slot.

"Nada parece ser importante se pensarmos no que aconteceu. É muito difícil encontrar as palavras certas porque debatemos constantemente o que é apropriado.

"Eu disse a eles (os jogadores), talvez a melhor coisa para fazermos seja lidar com essa situação como o Jota lidaria. E o que eu quis dizer com isso é que Jota sempre foi ele mesmo.

"Não importava se ele estava falando comigo, com seus companheiros de equipe, com a comissão técnica, ele sempre foi ele mesmo. Então, vamos tentar ser nós mesmos também", completou.