Puerta brilhou no Chase Stadium, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. O meio-campista abriu o placar nos primeiros minutos e Johan Carbonero, atacante do Internacional, garantiu a vitória aos 43 minutos do 2° tempo. Pouco antes, Benjamin Old havia empatado.
Veja os detalhes de Colômbia x Nova Zelândia
Um passe de James Rodríguez para a direita encontrou John Arias, que cruzou com precisão para o atacante do time cántabro, colocando os cafeteros em vantagem.
O autor do 1 a 0 foi muito aplaudido pelos torcedores presentes ao deixar o campo pouco depois de uma hora de jogo.
Apesar da Colômbia ter conquistado a vitória, o argentino Néstor Lorenzo afirmou que o time precisa melhorar a finalização. "Temos que ser mais eficientes e saber como fechar um jogo, na Copa não podemos deixar essas situações acontecerem".
Lorenzo também destacou que o desempenho dos jogadores lhe deixou uma "boa impressão". "Eles estão prontos para competir", afirmou.
Superioridade colombiana
Com transições rápidas, jogo dinâmico e organizado, a Colômbia dominou amplamente a Nova Zelândia.
Ao time oceânico, comandado por Darren Bazeley, foi difícil se ajustar em campo e usar sua altura e força física para conter os anfitriões. Mesmo assim, a posse de bola ficou equilibrada entre as duas equipes na metade do primeiro tempo.

Um erro na saída do goleiro Álvaro Montero e excesso de confiança da defesa permitiram o empate. Old, que entrou no 2° tempo, recebeu um cruzamento e só precisou tocar na bola para igualar o placar.
Pouco antes, uma jogada entre Jesse Randall, Storm Roux e Sarpreet Singh terminou em um chute que fez os colombianos prenderem a respiração, mas a bola saiu desviada.
"A Nova Zelândia fez um bom trabalho tático e competiu muito bem fisicamente. Nos exigiu bastante", reconheceu Néstor.
O ataque colombiano não demorou a responder após o empate. Um lançamento longo de Yerry Mina encontrou Johan Carbonero, que passou por dois defensores e finalizou sozinho. O próprio Carbonero havia entrado 10 minutos antes no lugar de Arias.
A finalista da última edição da Copa América enfrenta a Austrália na terça-feira (18), em seu último teste do ano, enquanto Nova Zelândia encara o Equador.

