Mais

Atlético-MG pode improvisar ou usar a base para escalar defesa contra o Cruzeiro

Atualizada
Ruan fez apenas nesta quarta sua estreia no Galo após longo período lesionado
Ruan fez apenas nesta quarta sua estreia no Galo após longo período lesionadoPedro Souza / Atlético

O Atlético-MG terá apenas o zagueiro Ruan Tressoldi como disponível, entre os jogadores da posição, para o clássico contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (15), pela 28ª rodada do Brasileirão.

Nesta quinta-feira (9), o Galo divulgou a informação de que o zagueiro e capitão Lyanco sofreu lesão no tendão de Aquiles na partida desta quarta, em casa, contra o Sport. O jogador vai ficar afastado dos gramados por um longo período, perdendo o restante da temporada.

Confira a classificação do Brasileirão

Ruan foi contratado recentemente depois de quase cinco meses se recuperando de lesão no joelho, fazendo sua estreia, ainda sem ritmo, diante do time pernambucano. Além de Lyanco, o técnico Jorge Sampaoli já não poderia contar com Vitor Hugo, suspenso, e Junior Alonso, que está com a seleção do Paraguai em amistosos na Ásia.

Iván Román sofreu fratura na mão e foi cortado pela seleção do Chile, que enfrenta o Peru nesta sexta (10). Román ainda será avaliado pelo departamento médico do Galo, com sua disponibilidade sendo muito bem-vinda no atual contexto. 

Quebrando a cabeça

Desta forma, Sampaoli pode recorrer à base para montar sua dupla ou trio de zaga, que pode contar com o lateral-direito Saravia fazendo a função de defensor. Quem pode ganhar chance no clássico é Vitão, do time sub-20, de apenas 17 anos, que ainda não jogou nesta Série A.

Caso o treinador argentino opte por não escalar o adolescente entre os titulares, o jeito vai ser improvisar. O volante Fausto Vera é uma das opções. 

Saravia pode fazer função de zagueiro pelo lado direito
Saravia pode fazer função de zagueiro pelo lado direitoPedro Souza / Atlético

Se Vera for recuado, o buraco no meio de campo ficará ainda maior. O Galo já não poderá contar com Alan Franco, com a seleção do Equador, e com Igor Gomes, suspenso. Gabriel Menino seria uma das únicas opções para fazer a função de volante, já que Alexsander e Patrick estão lesionados. No ataque, Rony também se lesionou contra o Sport. Júnior Santos e Cuello também estão no departamento médico. 

Preocupado com os desfalques, o departamento de futebol do Atlético-MG encaminhou ofícios à Associação Paraguaia de Futebol e à Federação Equatoriana de Futebol solicitando a liberação de Junior Alonso e de Alan Franco. A presença de ambos aliviaria consideravelmente o problema de Sampaoli para armar seu time para o clássico mineiro.