Mais

Bahia x Atlético-MG: onde assistir, prévia, escalações prováveis e odds

Conteúdo patrocinado
Hulk lidera o ataque do Atlético Mineiro, dono da maior sequência de invencibilidade do Brasileirão neste momento
Hulk lidera o ataque do Atlético Mineiro, dono da maior sequência de invencibilidade do Brasileirão neste momentoFernando Moreno / AGIF / AGIF via AFP
No G7 do Brasileirão, Bahia e Atlético-MG estavam embalados antes da paralisação para a Copa do Mundo de Clubes.

O Bahia recebe o Atlético Mineiro na Arena Fonte Nova no próximo sábado (12), às 21h (Brasília) para fechar o primeiro dia da retomada do Brasileirão após a pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. A partida terá narração ao vivo do Flashscore. 

Antes dela, os dois times estavam em um ótimo momento e se colocaram entre os sete primeiros da competição, com apenas um ponto separando o Bahia, em quinto lugar, do Atlético Mineiro, em sétimo. 

A equipe treinada por Rogério Ceni leva vantagem no histórico recente contra o Galo e até já voltou a disputar jogos oficiais, vencendo as quartas de final da Copa do Nordeste na última quarta-feira. 

Bahia x Atlético-MG: informações da partida

Data: Sábado, 12 de julho, às 21 (horário de Brasília)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Transmissão: SporTV, Premiere e Flashscore (comentários em áudio)

Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)

VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)

Odds: BAH (2.25) - EMP (3.10) - ATL (3.60)

Informações da partida: Bahia x Atlético-MG

O Bahia voltou mais cedo da pausa para a Copa do Mundo de Clubes do que alguns colegas de Brasileirão para disputar as quartas de final da Copa do Nordeste contra o Fortaleza. Apesar de considerar essa competição a menos importante das quatro que terá que equilibrar no segundo semestre, o técnico Rogério Ceni usou exatamente a mesma escalação titular da última partida antes da parada, contra o Red Bull Bragantino. 

Ele explicou que é “difícil abrir mão” logo no primeiro jogo do retorno das competições e também citou a rivalidade regional com o Fortaleza, mas trocou praticamente todos os jogadores do meio para frente, já pensando no Atlético Mineiro. “Trocamos cinco atletas de ataque dos seis que começaram. Só ficou o Jean Lucas. As mudanças foram para evitar lesões e também um ou outro caso pensando no jogo de sábado. O objetivo é manter esses caras vivos para jogarem a cada três dias”, disse. 

O Bahia abriu 2 a 0 no final do primeiro tempo, com gols de Willian José, cobrando pênalti, e Caio Alexandre. Após 14 dias de descanso e 11 de treinamento, baixou o ritmo na etapa final. O Fortaleza cresceu e conseguiu descontar com um golaço de Matheus Pereira, mas o Bahia segurou a vitória que, juntando o período anterior à parada, foi a terceira consecutiva por todas as competições e a quarta em cinco jogos. 

Contando apenas o Brasileirão, estava em clara recuperação. Depois não vencer nas quatro primeiras rodadas, com três empates e uma derrota, ganhou seis das oito seguintes e saiu de férias em quinto lugar, a três pontos dos líderes Cruzeiro e Flamengo. Para enfrentar o Atlético Mineiro, Ceni afirmou que fará algumas avaliações e definirá o time “na sexta-feira, talvez até no sábado”. E se for necessário fazer mudanças, “faremos”. 

Provável escalação: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Willian José.

Ao contrário do Bahia, o Atlético Mineiro ainda não realizou partidas oficiais desde que bateu o Internacional por 2 a 0 cerca de um mês atrás. A semana, porém, foi conturbada pelo atraso dos pagamentos de salários e direitos de imagens dos jogadores, uma situação “delicada”, segundo o atacante Hulk, que também está confiante de que os diretores do Galo encontrarão uma solução.

Em campo, o primeiro semestre correu tão bem quanto poderia. O Atlético foi campeão mineiro goleando o América na decisão e avançou na Copa do Brasil até às oitavas de final, nas quais enfrentará o Flamengo a partir do final do mês. Provavelmente gostaria de ter se classificado em primeiro lugar no seu grupo da Copa Sul-Americana, mas, um ponto atrás do Cienciano, terá que enfrentar o Atlético Bucaramanga na repescagem.

No Brasileirão, precisou se recuperar: ganhou apenas uma das primeiras seis rodadas. Mas encontrou um ritmo muito melhor com quatro vitórias e dois empates pelo campeonato nacional antes da paralisação e aparece logo atrás do Bahia, em sétimo lugar, com 20 pontos. Por todas as competições, o aproveitamento também era alto (6V, 3E, 1D) e, para não dizer que não jogou nenhuma vez desde o começo de junho, derrotou o Betim por 3 a 0 em um jogo-treino na Cidade do Galo na semana passada. 

O atacante Cuello foi relacionado após se recuperar de lesão. Guilherme Arana saiu do departamento médico, recuperado de uma lesão muscular na coxa, mas Patrick sofreu uma fratura por estresse na região lombar. O goleiro Everson e o atacante Rony cumprirão suspensão automática e serão desfalques contra o Bahia.

Provável escalação: Gabriel Delfim; Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Scarpa; Bernard, Dudu e Hulk.

Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online? 

A partida será transmitida para o Brasil pelo SporTV na TV fechada e pelo serviço de pay per view Premiere. 

TV fechada: SporTV

Pay per view: Premiere

Estatísticas de Bahia x Atlético-MG 

O Bahia não perde em casa para o Atlético Mineiro pelo Brasileirão há três jogos, com um empate e duas vitórias enfáticas, por 4 a 1 (2023) e 3 a 0 (2024), e marcou 18 gols nas últimas oito vezes em que recebeu o Galo pelo campeonato nacional (3V, 4E, 1D). Balançou as redes pelo menos uma vez em cada uma delas. 

A equipe treinada por Rogério Ceni está se especializando em começar o Brasileirão como um mandante imbatível. Ano passado, ganhou as sete primeiras rodadas diante dos seus torcedores e desta vez já está em seis jogos de invencibilidade. Com um detalhe: após dois empates, conseguiu quatro vitórias seguidas na Fonte Nova. 

Com 14 pontos em seis jogos, o Bahia é o terceiro melhor mandante do Brasileirão e enfrentará um adversário competente quando visita os seus adversários. O Atlético Mineiro tem a quarta melhor campanha fora de casa, com oito pontos (2V, 2E, 2D), empatado com o Cruzeiro. 

O Galo também está no meio da maior sequência de invencibilidade do Brasileirão no momento, sem perder há oito jogos, com cinco vitórias e três empates, além de não ter sido vazado nas últimas quatro rodadas.

A defesa mineira tem impressionado: sofreu 10 gols no total, mas seis saíram nas quatro primeiras rodadas, quando perdeu para Grêmio (2 a 1) e Santos (2 a 0) e empatou com São Paulo (0 a 0) e Vitória (2 a 2). 

Isso significa que, desde então, concedeu cinco gols e a apenas dois adversários, Fluminense (3 a 2) e Mirassol (2 a 2). Passou em branco em seis das últimas oito partidas pelo Brasileirão. 

Odds de Bahia x Atlético-MG

Bom mandante e com histórico recente favorável no confronto direto, o Bahia é favorito, de acordo com as odds da bet365: 2.25, contra 3.60 para a vitória do Atlético Mineiro e 3.10 para o empate.

Diante da força defensiva do Galo nas últimas rodadas, e da do próprio Bahia, vazado apenas quatro vezes em seu estádio pelo Brasileirão, a linha de gols no mercado asiático está em 2.25 e o mais de 2,5 é cotado em 2.35

O Atlético-MG tem a maior média de finalização do campeonato (17,3) e a segunda em chutes certos (5,3). Por outro lado, o Bahia é a sétima equipe que mais permite arremates do seu adversário (13,8), e os dois goleiros que escalou até agora, Marcos Felipe e Ronaldo, fizeram um combinado de 37 defesas.

Em média, os goleiros do Bahia precisam trabalhar três vezes por jogo e talvez precisem fazer até mais do que isso contra um time que tem facilidade para construir espaços para a finalização. 

Palpite: Mais de 2,5 defesas de Marcos Felipe - Odd: 1.61

Odds cortesia da bet365. Corretas no momento da publicação e sujeitas a alterações