Com o resultado, o Botafogo subiu três posições na tabela e ocupa agora o quinto lugar, com 29 pontos. A equipe comandada pelo técnico Davide Ancelotti se reabilitou da derrota para o Cruzeiro por 2 a 0, dentro do Nilton Santos, na última rodada.
Confira a tabela da Série A do Brasileirão no Flashscore
Esse tropeço diante da Raposa foi o único do Botafogo desde a queda para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, quando o time foi eliminado com um gol na prorrogação.
O resultado construído pelo Glorioso deveu-se muito à expulsão de Gustavo Mancha aos cinco minutos do primeiro tempo. O jogador do Botafogo aplicou um carrinho em Danilo e levou o vermelho direto. Anderson Daronco foi chamado ao VAR, mas manteve a decisão.
Com um a menos, o Fortaleza tornou-se uma presa fácil. Foi o terceiro jogo sem vitórias do Leão do Pici, com duas vitórias e um empate no período. A equipe possui ainda a segunda pior campanha como mandante no Brasileirão.
A equipe cearense permanece na zona de rebaixamento, figurando em 18º lugar, com 15 pontos, três atrás do Vitória, o 16º colocado e o primeiro time fora do Z4.
Veja como foi Fortaleza 0 x 5 Botafogo

Marçal é o nome do jogo
Depois de oito meses e atuando improvisado como zagueiro, Marçal voltou a aparecer no time titular do Botafogo. E ele não desapontou o mister, indo às redes duas vezes no triunfo do Glorioso frente ao Leão do Pici.
No primeiro, Alex Telles cobrou falta na medida e Marçal, de cabeça, no primeiro pau, inaugurou o marcador. O segundo do polivalente atleta aconteceu logo no início da etapa final, quando Arthur Cabral fez a parede e Marçal chegou estufando para o fundo das redes. Foi o terceiro do Botafogo na partida.

Bandeirinha deixa jogo após queda bizarra
Aconteceu literalmente de tudo no Castelão na noite deste sábado. Renato Paiva não conseguiu sua revanche contra o Glorioso após a saída inusitada pós-queda no Mundial de Clubes.
Indignada, parte da torcida do Fortaleza deixou o Castelão logo no início da etapa final, quando Marçal fez seu segundo no confronto, aos três minutos.
E teve ainda um lance bizarro proporcionado pelo auxiliar Jorge Eduardo Bernardi, que tropeçou na bola e caiu de cara no chão. O jogo permaneceu parado por cerca de 10 minutos, até que Bernardi, aparentemente com uma lesão no ombro, precisou ser substituído pelo quarto árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn.
Próximos jogos
As duas equipes voltarão suas atenções para os jogos de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O Fortaleza recebe o Vélez Sarsfield, no Castelão, às 19h, na próxima terça-feira (12). O Botafogo joga na quinta-feira (14), às 19h, contra o LDU, no Nilton Santos.
