Mais

Botafogo pressiona, mas empata com o Atlético-MG e vê Palmeiras "no retrovisor"

Botafogo teve muito volume de jogo, mas não conseguiu "machucar" a defesa atleticana, parando em Everson
Botafogo teve muito volume de jogo, mas não conseguiu "machucar" a defesa atleticana, parando em EversonVitor Silva/Botafogo
Atlético-MG e Botafogo empataram em 0 a 0 nesta quarta-feira (20), em um estádio Independência sem torcida, pela 34ª rodada da Série A do Brasileirão. Na prévia final da Copa Libertadores, o placar se manteve inalterado, mesmo com Rubens, do Galo, sendo expulso próximo ao fim do primeiro tempo. Um resultado muito pior para o time carioca, que possui agora apenas dois pontos de frente para o Palmeiras (69 a 67) na luta pelo título nacional.

O Atlético-MG completou o oitavo jogo seguido sem vitórias. Mas o resultado foi celebrado pelos jogadores devido às circunstâncias da partida e a expulsão de Rubens. Além disso, o Galo mostrou-se muito mais efetivo no que se propôs a fazer: defender-se como podia. 

Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore 

Entregar a bola para o Botafogo, especialmente no segundo tempo, foi chave para o Atlético-MG. A equipe da casa, mesmo sem a presença de sua torcida, jogou na urgência que o time visitante tinha de buscar o resultado. E aí virou um espetáculo de cruzamentos para a área, com a defesa do Galo se impondo diante do adversário. 

A equipe comandada por Milito é a 11ª colocada, com 43 pontos, quatro atrás do rival Cruzeiro que, neste momento, fecha o G7 da Libertadores. Time que mais empatou no torneio nacional, o Galo acrescentou mais uma igualdade à sua coleção: agora são 13 empates. 

O Botafogo, por sua vez, segue sem perder no Brasileirão desde o duelo com o Juventude, pela 22ª rodada, mas registrou o segundo empate consecutivo e vê o Palmeiras perigosamente se aproximar na tabela. Os fantasmas da última temporada começam novamente a rondar o Nilton Santos. E não custa lembrar que Palmeiras e Botafogo se enfrentarão em São Paulo na próxima semana. 

Veja como foi Atlético-MG 0 x 0 Botafogo 

O Fortaleza acompanha a batalha de perto. O time ainda joga na rodada e é o terceiro colocado, com 63 pontos. O Leão do Pici também pode se meter nesta briga nas rodadas finais. 

As estatísticas do empate sem gols entre Atlético-MG e Botafogo
As estatísticas do empate sem gols entre Atlético-MG e BotafogoOpta by Stats Perform

Clima quente e expulsão

Foi um primeiro tempo bastante pegado e com nervos à flor da pele. Além de uma batalha psicológica, com muita provocação, inclusive do folclórico Deyverson, as equipes tentaram aproveitar as curtas janelas de ataque na tentativa de machucar o adversário. 

Apesar de Zaracho ter "aberto" os trabalhos para o Atlético-MG, em finalização aos oito minutos, o Botafogo teve mais volume ofensivo. O Glorioso, todavia, encontrou do outro lado um paredão chamado Everson. Almada provou do bom posicionamento do arqueiro atleticano, que defendeu um forte arremate do argentino. 

Jogo foi quente no Independência; equipes voltarão a se encontrar na final da Libertadores
Jogo foi quente no Independência; equipes voltarão a se encontrar na final da LibertadoresVítor Silva/Botafogo

Almada tentou novamente em cobrança de falta, mas nada feito. Tiquinho Soares teve a oportunidade em uma cabeçada, mas a bola acabou subindo, longe do gol de Everson. Próximo ao fim da primeira etapa, o lateral Rubens, cria da base atleticana, acabou cometendo uma segunda falta para cartão em Luiz Henrique e foi expulso de campo, deixando o Alvinegro com um a menos e aumentando a pressão botafoguense. 

No fim da etapa inicial, um estouro de Everson para frente atingiu Tiquinho Soares, que não gostou nada da atitude do companheiro de profissão e foi tirar satisfação com o dedo em riste. 

Botafogo em cima 

Na segunda etapa, o Atlético-MG passou a marcar totalmente em seu campo de defesa, dando espaço para que o Botafogo tivesse a posse de bola. Todavia, mesmo colocando um poder de fogo renovado, como Jeffinho, Cuiabano e Júnior Santos, a equipe carioca não conseguia encontrar brechas diante da defesa atleticana. 

Quando os espaços surgiam, o Glorioso encontrava novamente Everson pela frente, como em uma boa jogada trabalhada que culminou na cabeçada à queima roupa de Vitinho. Everson fez uma defesa acrobática.

Botafogo, de Artur Jorge, empatou a segunda seguida no Brasileirão
Botafogo, de Artur Jorge, empatou a segunda seguida no BrasileirãoVítor Silva/Botafogo

Outra grande oportunidade veio em cruzamento da esquerda para uma conclusão rasteira de Bastos. O zagueiro pegou mal e a bola acabou saindo próxima à trave de Everson. 

No fim do jogo, Barboza se envolveu em uma confusão com Igor Rabello em uma disputa de bola na área, e pela reclamação acabou expulso de campo. Hulk tentou fazer um gol do meio de campo, aproveitando-se de John adiantado, mas o placar permaneceu em 0 a 0. 

Mais confusão e expulsão pós-apito final

Após a partida, o atacante Hulk foi tirar satisfação com o elenco do Botafogo pelo comportamento de Luiz Henrique. A transmissão captou o ídolo do Galo falando que adversário "deu cinco chutes na Seleção e não teria humildade", enquanto ele, Hulk, atuou com a camisa verde e amarela por sete anos e não mudou seu comportamento. 

Hulk durante partida contra o Botafogo
Hulk durante partida contra o BotafogoPedro Souza/Atlético-MG

O atacante atleticano estava bastante irritado com uma suposta provocação de Luiz Henrique em relação ao elenco do Atlético-MG. Ele conversou ao pé de ouvido com o técnico Artur Jorge. A confusão depois escalou para membros da comissão técnica do Botafogo com o ex-goleiro e hoje diretor atleticano Victor Bagy. 

Na sequência, seguranças do Botafogo se desentenderam com seguranças da Arena Independência e o atacante Luiz Henrique recebeu um vermelho pós-jogo por ter atirado ao que parece uma garrafa em um segurança do estádio do América-MG.

Temperatura altíssima e que prepara o caminho para a grande final da Libertadores no próximo dia 30 de novembro, em Buenos Aires. 

Próximos jogos 

O Atlético-MG volta a campo no sábado (23), contra o São Paulo, no Morumbis, às 21h30. No mesmo dia, o Botafogo recebe o Vitória, no Nilton Santos, às 19h30. 

As notas dos jogadores titulares de Botafogo e Atlético-MG na partida
As notas dos jogadores titulares de Botafogo e Atlético-MG na partidaFlashscore