Mais

Botafogo vence Ceará no Castelão, se reabilita na Série A e respira sob pressão

Espanhol Chris Ramos abriu o placar para o Botafogo em Fortaleza
Espanhol Chris Ramos abriu o placar para o Botafogo em FortalezaVítor Silva/Botafogo

O Botafogo venceu o Ceará por 2 a 0 neste domingo (19), no Castelão, pela 29ª rodada da Série A do Brasileirão. O espanhol Chris Ramos inaugurou o marcador e Jeffinho fechou a conta para o Glorioso.

Com o resultado, o Botafogo voltou a vencer após duas derrotas consecutivas no Brasileirão e chegou aos 46 pontos, ocupando a quinta posição na tabela. O Glorioso está seis pontos atrás do surpreendente Mirassol (52), time que fecha o G4 neste momento. 

Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore 

O triunfo também traz alívio ao turbulento ambiente do Botafogo nesta temporada. O técnico Davide Ancelotti foi bastante criticado pelos torcedores após a derrota no clássico contra o Flamengo — um 3 a 0 na última rodada da Série A, dentro do estádio Nilton Santos. 

Do outro lado, o Ceará de Léo Condé voltou a perder após dois jogos. O Vozão é o 13º colocado, com 35 pontos, e está na luta para tentar se distanciar do Z4, além de almejar uma classificação continental. 

Neste momento, o time nordestino possui sete pontos de frente para o Vitória (35 a 28) e está a um do Corinthians, que é o 12º colocado e último time na zona de classificação à Copa Sul-Americana da próxima temporada. 

As estatísticas da vitória do Botafogo sobre o Ceará
As estatísticas da vitória do Botafogo sobre o CearáOpta by Stats Perform

Veja como foi Ceará 0 x 2 Botafogo

Botafogo mostra eficiência no Castelão 

O Ceará até controlou a posse de bola e teve mais presença ofensiva, mas quem mostrou eficiência foi o Botafogo. Mesmo com a ausência de peças importantes e pressionado durante boa parte do primeiro tempo, o Glorioso foi letal quando teve espaço. 

Chris Ramos fez o primeiro gol do Botafogo em vitória no Castelão
Chris Ramos fez o primeiro gol do Botafogo em vitória no CastelãoVítor Silva/Botafogo

Aos 38 minutos, Santi Rodríguez encontrou Chris Ramos em profundidade, e o atacante espanhol finalizou com precisão para abrir o placar no Castelão. O Vozão ainda teve boas chances de empatar, a mais clara com Pedro Raul, que superou o goleiro Léo Linck, mas parou em um corte salvador de Marçal em cima da linha.

Premiado no momento certo

Na etapa final, o Ceará tentou reagir com várias alterações, mas pecou pelo dia ruim da equipe, especialmente no quesito finalizações. O Botafogo, por sua vez, soube administrar a vantagem e foi premiado novamente no momento certo.

Jeffinho fez o gol que selou a vitória do Botafogo por 2 a 0
Jeffinho fez o gol que selou a vitória do Botafogo por 2 a 0Vítor Silva/Botafogo

Após cabeçada de Chris Ramos no travessão, Jeffinho aproveitou o rebote com um toque de classe, girando dentro da área e ampliando o marcador. O gol selou a vitória por 2 a 0 e recolocou o Glorioso no caminho das vitórias na Série A.

Próximos jogos 

O Ceará volta a campo no próximo sábado (25), quando vai até Belo Horizonte para um confronto direto frente ao Atlético-MG, na Arena MRV, às 18h30. 

O Botafogo tentará manter o embalo no domingo (26), quando recebe o Santos, no Nilton Santos, às 16h. 

As notas dos jogadores titulares de Ceará e Botafogo na partida
As notas dos jogadores titulares de Ceará e Botafogo na partidaFlashscore