Com o resultado, o Botafogo garantiu matematicamente sua presença na Copa Libertadores do próximo ano, restando agora a briga por uma vaga direta na fase de grupos.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
Foi o sétimo jogo consecutivo sem derrotas do Glorioso no Brasileirão, acumulando quatro vitórias e três empates no período. Na rodada anterior, o Botafogo também superou o Sport por 3 a 2, no Nilton Santos.
O time comandado pelo técnico Davide Ancelotti chegou aos 58 pontos e permanece na quinta posição da Série A. A equipe carioca está a dois pontos do quarto colocado Mirassol (60), e quatro à frente do Fluminense (54), em sexto lugar. As duas equipes, todavia, ainda jogam na rodada.
Do outro lado, o Grêmio voltou a perder depois de dois jogos (1V e 1E). A equipe gaúcha é outra que vive um carrossel na Série A e ainda não conseguiu afastar de vez a possibilidade de rebaixamento, mesmo que a probabilidade seja de menos de 1% neste momento.
O Tricolor é o 12º colocado, com 43 pontos, sete à frente do Vitória (36), o primeiro time do Z4. Neste momento, o time comandado por Mano Menezes está garantindo uma das vagas na Copa Sul-Americana do próximo ano.

Veja como foi Botafogo 3 x 2 Grêmio
Domínio do Glorioso no Nilton Santos
O Botafogo teve um início dominante no Nilton Santos e rapidamente mostrou que ditaria o ritmo da partida. Logo no primeiro minuto, o jovem Kadir apareceu com boa chance, finalizando para fora, mas ligando o alerta gremista.
A pressão alvinegra seguiu intensa, e o Grêmio não encontrou saída nos minutos iniciais. Aos 15, o placar foi aberto: Savarino acertou o travessão em chute potente, Artur pegou o rebote, o goleiro espalmou e Cuiabano, bem posicionado, completou para o gol.

Três minutos depois, o segundo saiu em grande jogada: Danilo iniciou a construção, Artur recebeu, deixou Gustavo Martins para trás e bateu no canto, ampliando a vantagem.O Grêmio só conseguiu respirar perto do fim da primeira etapa. Aos 37, André recebeu dentro da área, mas finalizou por cima. Pouco depois, aos 42, o atacante voltou a aparecer, girando bem, porém parando nas mãos de Léo Linck.

Grêmio reage, mas Botafogo garante a vitória
A volta do intervalo, no entanto, mostrou outra postura da equipe gaúcha. No primeiro ataque do segundo tempo, André aproveitou cruzamento e testou firme para diminuir. O Tricolor quase empatou aos 12, quando Cuéllar finalizou com precisão de fora da área, exigindo grande defesa do goleiro alvinegro.
O Botafogo respondeu com qualidade e chegou a construir uma jogada que terminou em pênalti marcado para Savarino, mas a decisão foi revertida após revisão do VAR. A partir daí, o time da casa controlou melhor a partida e conteve o ímpeto gremista.

Aos 38, Marçal apareceu bem após cruzamento e, subindo entre vários marcadores, devolveu a tranquilidade ao Botafogo ao marcar o terceiro. O Grêmio ainda descontou novamente nos acréscimos, com Carlos Vinícius completando cruzamento de Pavón, mas já não havia tempo para reação. O Alvinegro confirmou a vitória e manteve sua boa fase no Brasileirão.
Próximos jogos
O Botafogo volta a campo no dia 30 de novembro, domingo, quando joga contra o Corinthians, às 16h, na Neo Química Arena. O Grêmio entra em campo na terça-feira (25), quando recebe o Palmeiras, às 21h30, na Arena, em Porto Alegre, em jogo que abre de forma antecipada a 36ª rodada da Série A do Brasileirão.

