Este artigo contém links de afiliados para anunciantes. A análise é própria. Jogue com responsabilidade, 18+
Botafogo e Vasco se encontrarão no Estádio Nilton Santos nesta quarta-feira (5), às 19h30 (Brasília), para um clássico e um confronto direto crucial na briga por vaga na próxima Libertadores.
Confira a tabela completa do Brasileirão
O Botafogo perdeu a chance de se aproximar do G5 do Brasileirão, que concede classificação direta à fase de grupos, com um fraco empate por 0 a 0 fora de casa com o Mirassol na última rodada.
Está em sexto lugar, com 48 pontos, ao alcance de pelo menos quatro times imediatamente atrás na tabela, a sete rodadas do fim.
Um desses times é o Vasco, que havia vencido seis vezes em sete rodadas antes de ser derrotado pelo São Paulo em São Januário. Parou em 42 pontos, em nono lugar, mas segue no pelotão que busca as últimas duas vagas na principal competição sul-americana.
Botafogo x Vasco: informações da partida
Data: Quarta-feira, 5 de novembro, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro:
VAR:
Transmissão: Amazon Prime
Odds: BOT (1.85) - EMP (3.50) - VAS (4.10)
Notícias das equipes: Botafogo x Vasco
A atuação do Botafogo contra o Mirassol tem sido criticada. Inclusive pelo técnico Davide Ancelotti. Apesar de ter reconhecido que um empate no Maião, onde os donos da casa seguem invictos neste Brasileirão, é um bom resultado, o italiano acredita que faltou coragem aos seus jogadores.
Segundo Ancelotti, o Botafogo perdeu a bola muito rapidamente no primeiro tempo e, embora tenha se organizado melhor no segundo, estava muito passivo, perdendo os duelos e arriscando pouco quando tinha a bola. “Isso me deixa incomodado”, afirmou.
Outra ponderação feita pelo filho de Carlo Ancelotti foi a quantidade de problemas físicos. Ele relacionou apenas 20 jogadores para a partida, abaixo do padrão de 23. Mesmo assim, disse que o time que estava em campo era competitivo o bastante e poderia ter feito uma partida melhor.
Dois desfalques contra o Mirassol podem retornar para enfrentar o Vasco. Jefferson Savarino, indisposto, e Joaquín Côrrea, com lesão muscular na panturrilha direita, sofreram problemas menores, segundo o técnico, que espera fazer algumas mudanças para a partida desta quarta-feira.
Provável escalação: Léo Linck; Vitinho, David Ricardo, Alexander Barboza e Alex Telles; Newton, Marlon Freitas e Danilo; Artur, Santiago Rodríguez e Chris Ramos
A derrota para o São Paulo encerrou a sequência de quatro vitórias consecutivas do Vasco. O técnico Fernando Diniz, porém, ficou satisfeito com a atuação, principalmente no primeiro tempo. Considerou que seu time foi dominante, até mais do que em vitórias recentes, mas faltou fazer o gol.
Lamentou a falta de concentração que levou ao pênalti convertido por Lucas nos acréscimos da etapa inicial. Depois do intervalo, acredita que seu time continuou jogando bem, mas sem inspiração. Ele tirou todos os atacantes que poderia do banco de reservas para tentar resolver esse problema.
“Perdemos organização, cedemos alguns contra-ataques e erramos algumas bolas na saída. Era um risco que tínhamos que correr para pelo menos empatar”, explicou.
Um pouco mais longe da vaga na Libertadores, o Vasco terá alguns desfalques para o clássico e confronto direto com o Botafogo. Paulo Henrique e Nuno Moreira levaram o terceiro cartão amarelo e certamente ficarão fora.
Um possível problema é o volante Cauan Barros. Ele sentiu dores ainda no primeiro tempo contra o São Paulo. Continuou em campo no segundo até não aguentar mais e ser substituído aos 13 minutos.
Provável escalação: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Cauan Barros, Tchê Tchê e Philippe Coutinho; Rayan, Andrés Gómez e Pablo Vegetti.
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida pelo serviço de streaming Amazon Prime.
Streaming: Amazon Prime
Estatísticas de Botafogo x Vasco
O Vasco ganhou apenas um dos últimos seis clássicos contra o Botafogo, com duas derrotas e três empates. Antes disso, porém, havia vencido o rival três vezes em quatro tentativas.
Apenas o Flamengo (62,1%) tem uma taxa de posse de bola maior que o Vasco de Fernando Diniz (55,6%), famoso por favorecer esse estilo de jogo. O Botafogo aparece bem atrás, em nono lugar, com 51%.
Apesar de ficar menos com a bola, o Botafogo (14,1 por partida) finaliza mais do que o Vasco (13,3). No entanto, ambos têm praticamente a mesma média de chutes certos: 4,9 e 5, respectivamente.
No outro lado do gramado, o Vasco é o sétimo time da Série A que mais permite finalizações do adversário (13,3), em contraste com o Botafogo o quinto que menos sofre chutes do outro time (12,1).
Odds de Botafogo x Vasco
Apesar de o Vasco estar em um momento melhor no Brasileirão, o Botafogo é favorito para o clássico, segundo as odds da bet365. A vitória dos mandantes está pagando 1.85, com 3.50 para o empate e 4.10 para o Cruzmaltino.
A cotação pode ter a ver com o mando de campo, mas o Fogão tem apenas a nona melhor campanha em casa (7V, 5E, 3D). O Vasco é um visitante competente, o sexto melhor do campeonato (5V, 2E, 8D).
Para um jogo do Brasileirão, a expectativa por gols é até que alta. A linha está em 2,5 no mercado asiático. Mais do que esse total está pagando 2.00, com 1.80 a favor de uma partida menos movimentada.
Os gol mais prováveis segundo as odds são todos botafoguenses. Para Chris Ramos marcar a qualquer momento está cotado em 2.50, com Gonzalo Mastriani, José Kadir e Arthur Cabral muito próximos (2.62). O vascaíno mais bem colocado nessa lista é Pablo Vegetti (2.62).
Pelo retrospecto recente no Brasileirão e as estatísticas dentro e fora de casa, o clássico parece mais equilibrado do que as odds sugerem. Nesse cenário, o valor está no lado dos visitantes.
Palpite: Empate ou Vasco - Odd: 1.90 (bet365)
Explicação da aposta: A aposta será vencedora se o Vasco evitar a derrota, ou seja, ganhar ou empatar
Odds de cortesia da bet365. Corretas no momento da publicação e sujeitas a alterações
