Mais

Brasil será primeiro país sul-americano com impedimento semiautomático

Samir Xaud, novo presidente da CBF, discursando na Reunião Inaugural do Grupo de Trabalho da Arbitragem
Samir Xaud, novo presidente da CBF, discursando na Reunião Inaugural do Grupo de Trabalho da ArbitragemStaff Images/ CBF

O Brasileirão se tornará o primeiro campeonato do futebol sul-americano a utilizar a tecnologia de impedimento semiautomático na próxima temporada, anunciou nesta segunda-feira (10) o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud.

O sistema utiliza câmeras e inteligência artificial para rastrear a posição dos jogadores e da bola e alertar os árbitros de vídeo (VAR) em casos de impedimento. Eles devem então verificar se o sistema seguiu corretamente o procedimento para confirmar a infração e informar o árbitro principal.

Acompanhe o Brasileirão no Flashscore

"Nosso olhar é para o futuro (...) A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semiautomático será implementado", disse Xaud na abertura de um evento sobre arbitragem no Rio de Janeiro.

No próximo ano, o futebol brasileiro vai estrear um calendário reformulado.

O Brasileirão, tradicionalmente disputado do final de abril a dezembro, será realizado ao longo de todo o ano.

A regra do impedimento semiautomático foi implementada na Copa do Mundo do Catar de 2022 e é utilizada em competições como a Liga dos Campeões da Uefa e os campeonatos nacionais da Inglaterra, Espanha e Itália.