Mais

Brasileirão aparece entre as ligas mais indisciplinadas do futebol mundial

Haja cartão no Brasileirão
Haja cartão no BrasileirãoProfimedia

O Brasileirão e as ligas latino-americanas têm os jogadores mais indisciplinados do mundo, segundo relatório divulgado nesta quarta (26) pelo CIES, instituto suíço de pesquisas esportivas.

No ano passado, a Série A brasileira foi a 2ª liga mais indisciplinada dentre os 63 principais campeonatos nacionais do planeta, atrás apenas do Campeonato Boliviano.

Já Japão, Holanda e Ucrânia têm as ligas mais disciplinadas do estudo. 

Na Premier League ucraniana, 93,2% dos cartões foram gerados por conta de faltas, enquanto no Brasileirão o número é de apenas 60,7% — o que significa que 40% das advertências decorreram de ceras, brigas, reclamações e outras formas de antijogo.

Siga o Brasileirão 2025 com o Flashscore

Os árbitros da Série A de 2024 distribuíram 5,76 cartões por partida, colocando o Brasileirão na 5ª posição das ligas com mais advertência no mundo. A liga com mais cartões foi a venezuelana (6,45/jogo).

Árbitros distribuíram quase 6 cartões por jogo no Brasileiro 2024
Árbitros distribuíram quase 6 cartões por jogo no Brasileiro 2024SE Palmeiras

Em termos de faltas, o Brasileiro foi apenas o 17ª campeonato mais faltoso, com 25,2 faltas/partida.

Já a Série B de 2024 ficou na 6ª posição do ranking com 27 faltas por jogo. A liga mais faltosa do mundo é a da Sérvia, com 30,8 faltas/partida.

Já Holanda e Austrália têm as primeiras divisões menos faltosas (19/jogo).

Segundo o CIES, os números refletem tanto os graus de severidade nos estilos de arbitragem quanto a tendência dos jogadores de cometerem faltas graves.

“As ligas latino-americanas se destacam por seus estilos de arbitragem severos e pela propensão dos jogadores de futebol a jogar com violência, com os dois fenômenos se alimentando mutuamente, em contraste com a Ásia, onde os árbitros são menos severos e os jogadores mais disciplinados", explicou o relatório.

Os árbitros das duas principais divisões japonesas são os menos propensos a dar cartões por faltas (apenas 2,5 por jogo), enquanto Chile e Colômbia têm as ligas com mais cartões (cerca de um cartão a cada cinco faltas).

Confira aqui o relatório completo.