A importante vitória afastou o Grêmio de forma quase definitiva da zona de rebaixamento. O time de Mano Menezes chegou aos 36 pontos, oito a mais que o Vitória, primeiro time do Z4. O Tricolor está mais perto do G6 que da zona da degola. A esperança gremista é que haja G7 ou G8 para entrar forte na briga por Libertadores.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
O São Paulo, por sua vez, emendou a quarta derrota nos últimos cinco jogos e está perdendo contato com o G6. A equipe de Hernán Crespo segue em 8º lugar, cinco pontos atrás do Bahia (6º). Além disso, o clube paulista está pressionado pelo Vasco, time em melhor fase e com apenas dois pontos de desvantagem.
As duas equipes voltam a campo no domingo (19) pela 29ª rodada do Brasileirão. O Grêmio visita o Bahia; o São Paulo duela com o Mirassol.

Imortal cirúrgico
O duelo de meio de tabela do Brasileirão foi o típico jogo aberto, sem predomínio dos meias e disputado de área a área. O São Paulo, mesmo fora, começou buscando o ataque e encontrou um caminho pelo lado esquerdo, nas costas de Marcos Rocha. Porém, as chegadas dos paulistas não assustaram muito Gabriel Grando. A exceção foi uma finalização de Gonzalo Tapia.
Veja todos os detalhes de Grêmio 2x0 São Paulo
Depois de resistir às tímidas investidas do São Paulo, o Grêmio passou a ameaçar e logo balançou a rede, já na reta final do primeiro tempo. Antes, Cristian Pavón quase marcou um golaço de fora da área, mas parou em Rafael. Minutos depois, Francis Amuzu chutou fraco de fora da área, a bola desviou na zaga são-paulina e sobrou para um Carlos Vinícius bem posicionado mandar para o gol.

Dobrou o placar
O gol no final da etapa inicial animou o Grêmio, que voltou em ritmo forte para o segundo tempo. Edenílson e Pavón tiveram boas chances logo nos primeiros ataques e mostraram que o Imortal estava próximos do segundo.
Em outra boa descida, o camisa 8 gremista foi derrubado na área, em pênalti marcado após análise do VAR. Carlos Vinícius se apresentou para a bola e marcou mais um.
Depois de um início de segundo tempo em que o Grêmio dobrou a vantagem, o São Paulo se lançou para tentar diminuir, mas quem teve as melhores chances foi o time da casa. Edenílson perdeu boa chance e Cristian Olivera parou em defesa espetacular de Rafael. A sensação ao fim foi de que os gaúchos poderiam ter vencido por mais.
