Perigosamente perto do Z4 no início da rodada, o Grêmio aproveitou o fator casa para bater o rival estadual e respirar no Brasileirão. O Imortal chegou aos 39 pontos, 8 a mais que o Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento. O Tricolor Gaúcho possui 30 jogos e pode ser ultrapassado por adversários que fizeram 29 partidas, mas o time de Mano Menezes está a duas vitórias dos sonhados 45 pontos.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
A derrota foi desastrosa para o Juventude, que não aproveitou a derrota do Vitória e o empate do Santos para reduzir a diferença para a saída do Z4. O time da Serra Gaúcha vinha animado por uma vitória sobre o Bragantino na última rodada, mas a verdade é que a fase não é boa. A equipe treinada por Thiago Carpini perdeu quatro dos últimos cinco jogos na Série A.
Os dois times terão semana cheia de trabalho e só voltam a campo na 31ª rodada do Brasileirão, no domingo (2). O Grêmio visita o Corinthians na Neo Química Arena; o Juventude recebe o Palmeiras no Alfredo Jaconi.

trilegal
O jogo na Arena do Grêmio foi pelo Brasileirão, mas poderia muito bem ter sido uma partida decisiva do Gauchão. Muito brigado, o duelo foi repleto de faltas, principalmente pelo lado do Juventude, que deixou a partida com um vermelho e sete amarelos.
Com a bola rolando, o Grêmio foi melhor na maior parte do tempo e venceu com tranquilidade. A equipe treinada por Mano Menezes começou explorando as jogadas pelas laterais e teve chances com Alysson e Francis Amuzu. Porém, quem estava inspirado para balançar a rede era Carlos Vinícius. O centroavante do Imortal guardou o primeiro em cobrança de pênalti, sofrido por Alysson em disputa com Alan Ruschel.

Após ir para o intervalo vencendo por 1 a 0, o Grêmio voltou com tudo no segundo tempo e já ampliou no primeiro ataque. Carlos Vinícius recebeu de Francis Amuzu e tocou na saída do goleiro. O gol matou qualquer esperança de reação do Juventude e o camisa 95 tricolor aproveitou mais uma bola para completar o hat-trick. O máximo que os visitante conseguiram foi um gol de honra, marcado por Igor Formiga.
