A CBF anunciou mudanças importantes no calendário do futebol brasileiro para 2026, ano de Copa do Mundo.
A Copa do Brasil foi completamente remodelada, o Brasileirão vai começar em janeiro e os Estaduais foram reduzidos. Além disso, o Sul e o Sudeste ganharam um novo torneio regional.
Segundo a CBF, o calendário atual tornou-se insustentável. “É fazer um elefante caber numa casinha de cachorro”, explicou a entidade.

Confira a seguir os destaques do anúncio da CBF:
Como fica a Copa do Brasil 2026
A Copa do Brasil funcionará como as principais copas domésticas da Europa. O torneio terá 126 times, com quatro fases iniciais em jogo único. Os 20 times da Série A só entram na quinta fase, a última antes das oitavas. Além disso, a CBF confirmou que a final será em jogo único.
- Início em 18 de fevereiro e término em 6 de dezembro
- Clubes da Série A entram apenas na 5ª fase
- Redução de 1 a 3 datas para clubes da Série A
- Aumento de 122 para 155 jogos
- Aumento de 92 para 126 clubes em 2026
- Aumento de 126 para 128 clubes em 2027
- Final em jogo único

Como fica o Brasileirão 2026
A Série A 2026 começa em 28 de janeiro e termina em 2 de dezembro, com pausa de 5 semanas para a Copa do Mundo da América do Norte (entre a primeira junho e a segunda semana de julho).
O formato segue o mesmo, com 20 times se enfrentando em turno e returno. Quatro serão rebaixados, seis têm vaga na Libertadores (quatro diretas para a fase de grupos) e outras seis para a Copa Sul-Americana.

Como ficam os Estaduais em 2026
Os campeonatos estaduais terão no máximo 11 datas (5 a menos que em 2025). O formato será definido individualmente por cada uma das federações, assim como a distribuição das vagas para a Copa do Brasil.
Os Estaduais devem ser jogados entre 11/01 e 08/03.

Torneios regionais aumentam
Além da manutenção da Copa do Nordeste e da Copa Verde, a CBF anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste e o retorno da Copa Norte.
A Copa Sul-Sudeste será disputada por 12 equipes destas duas regiões (menos o Espírito Santos, que fará parte da Copa Verde) que não se classificarem para torneios da Conmebol.
A Copa Verde será dividida em duas "Conferências": Copa Norte e a Copa Centro-Oeste. Terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho.
A Copa do Nordeste aumenta de 16 para 20 clubes e será disputada entre 25 de março e 7 de junho. Os times classificados para a Libertadores e a Sul-Americana também não participam do Nordestão.

Série C e D aumentam
A Série C terá 28 clubes a partir de 2028. A edição de 2026 segue com o mesmo formato, mas o número de clubes rebaixados cai de quatro para dois, com seis subindo da Série D.
A partir de 2028, a quantidade de times rebaixados aumenta para 6.
A Série D, por outro lado, será ampliada logo no ano que vem de 64 para 96 clubes. Serão 6 grupos de 6 times.
Supercopa segue igual
A Supercopa do Brasil, jogo que envolve os campeões brasileiro e da Copa do Brasil, segue agendado para o dia 24 de janeiro.