Entre as principais novidades, está o número de vagas na Libertadores e os limites para transferências de atletas durante o campeonato.
A partir de 2026, o Brasileirão oferecerá 4 vagas diretas à fase de grupos da Libertadores e uma vaga à fase preliminar. A Copa do Brasil passará a classificar dois clubes para a Libertadores — o campeão direto para a fase de grupos e o vice-campeão para a fase preliminar.
Se os finalistas da Copa do Brasil estiverem já no G-4 do Brasileirão, a liga herdará as vagas da Libertadores destinadas à copa – o que significa que a Série A poderá ter um G-5 ou G-6.
Outra alteração diz respeito à regra de transferências dentro da Série A: passa a ser permitido que um jogador atue por outro clube após até ter disputado 12 partidas com o time anterior – o número é o dobro do limite em vigor até 2025.

Série A começa com clássicos nacionais
O Brasileirão 2026 começará nos dias 28 e 29 de janeiro. O atual campeão Flamengo fará sua estreia fora de casa contra o São Paulo, enquanto o vice-campeão Palmeiras jogará como visitante contra o Atlético-MG.
A CBF ressaltou que a tabela divulgada é básica, e que os horários e transmissões de cada partida serão definidos posteriormente.
