Mais

Ceará vence clássico contra Fortaleza e afunda rival na classificação da Série A

Galeano mostrou oportunismo para decretar vitória do Vozão
Galeano mostrou oportunismo para decretar vitória do VozãoStephan Eilert / Ceará SC
O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste domingo (13), em duelo no Castelão, pela 13ª rodada do Brasileirão. Galeano fez o único jogo do gol, no segundo tempo, aproveitando falha na saída de bola do Laion.

Com o resultado, o Fortaleza segue no Z4, ocupando a 18ª posição com 10 pontos, tendo apenas duas vitórias no torneio. O Ceará é o 9° colocado com 18 pontos. A partida marcou a volta do clássico Clássico-Rei na elite do futebol brasileiro após três anos. 

Confira a classificação do Brasileirão

O Laion foi surpreendido no seu aquecimento com a lesão do goleiro João Ricardo, que lesionou o dedo mínimo da mão esquerda, precisando ser substituído por Brenno. Em campo, o time de Vojvoda seguiu preocupando seu torcedor, situação que tem se arrastado nos últimos meses. Já são nove jogos seguidos no ano sem vitória (7D, 2E). 

Depois de um primeiro tempo abaixo - assim como seu rival -, o Ceará melhorou na etapa final, sendo mais eficiente nas poucas chances criadas. O Alvinegro volta a vencer na Série A após duas derrotas seguidas.

O Fortaleza volta a jogar somente no sábado (19), contra o Bahia, em casa. O Ceará recebe o Corinthians na quarta-feira (16). 

Veja os detalhes de Fortaleza x Ceará

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

1° tempo abaixo, 2° menos pior

O primeiro tempo foi pobre na parte criativa. Os dois times fizeram valer um estilo de jogo que costuma ser comum em clássicos, de mais estudo e briga pela posse do que de chances reais. A primeira etapa terminou sem uma única finalização no alvo. 

Rivais se encontraram logo na retomada do Brasileirão
Rivais se encontraram logo na retomada do BrasileirãoMateus Lotif / Fortaleza EC

O segundo tempo dificilmente seria de nível técnico inferior se comparado aos 45 minutos iniciais. Os times seguiram pecando nas transições e trocas de passes e foi numa delas que o placar foi aberto.

O Fortaleza vacilou na saída de bola, aos 12 minutos, com o contra-ataque do Vozão sendo fatal. O cruzamento da direita achou Pedro Raul, com Galeano pegando a sobra para explodir o lado alvinegro no Castelão. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Aos 25, o paraguaio enfiou bola na medida para Fernandinho, que desperdiçou chance clara, de frente para Brenno, no que tinha tudo para ser um lance para encaminhar a vitória.

As emoções seguiram escassas, com o cenário sendo melhor para o Ceará, que recomeça a Série A com importante vitória para deixar de olhar para a parte de baixo e afundar seu maior rival na classificação. 

Fortaleza e Ceará voltaram a se enfrentar na Série A após 3 anos
Fortaleza e Ceará voltaram a se enfrentar na Série A após 3 anosMateus Lotif / Fortaleza EC