Mais

Clubes aprovam novidades na Série A do Brasileirão 2025; veja quais são

Reunião do Conselho Técnico da CBF nesta quarta-feira (12), na sede da entidade
Reunião do Conselho Técnico da CBF nesta quarta-feira (12), na sede da entidadeRAFAEL RIBEIRO/CBF

Em reunião do Conselho Técnico da CBF nesta quarta-feira (12), realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, os clubes aprovaram novidades na Série A do Brasileirão 2025. Dentre as medidas aprovadas estão as mudanças no Comitê de Arbitragem, a utilização do sistema de bolas múltiplas, como é na Premier League, além do Protocolo contra o racismo.

"Foi uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados e estamos sempre de portas abertas”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. 

Confira a tabela da Série A do Brasileirão no Flashscore 

"A reunião teve muito diálogo. A CBF não é dona da verdade e o bom senso prevaleceu. Estamos prontos agora para iniciar a Série A do Campeonato Brasileiro, competição que a cada ano cresce. Nas duas últimas edições, a média de público foi superior a 25 mil torcedores por partida, uma marca histórica da competição. A audiência também só aumenta", completou o responsável pela gestão do futebol nacional. 

O Brasileirão desta temporada terá início no dia 29 de março, quando Palmeiras e Botafogo, os dois últimos campeões nacionais, entrarão em campo no Allianz Parque, às 16h30

Veja abaixo as principais novidades do Brasileirão 2025: 

COMITÊ CONSULTIVO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM

A arbitragem do Brasileirão terá a atuação de um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais, que vai avaliar as decisões tomadas pelos árbitros na competição.

Fazem parte deste grupo o italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018. 

Nicola Rizolli durante a semifinal da Eurocopa 2016
Nicola Rizolli durante a semifinal da Eurocopa 2016PETER KNEFFEL/DPA/dpa Picture-Alliance via AFP

O Comitê faz parte da nova estrutura da Comissão de Arbitragem da CBF. O órgão deixa de ter uma figura centralizadora e passa a ter uma equipe técnica multidisciplinar formada por Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

SISTEMA DE BOLAS MÚLTIPLAS

O Brasileirão terá o sistema de bolas múltiplas, adotado por algumas das principais ligas dos mundo, como a Premier League. Para que o jogo tenha mais fluidez, 16 bolas serão posicionadas em torno do gramado, em cones, e o jogador apenas retira a bola do suporte. O trabalho do gandula agora consistirá em posicionar as bolas nos cones. 

Sistema de bolas múltiplas adotada em jogos da Premier League
Sistema de bolas múltiplas adotada em jogos da Premier LeagueMI NEWS/NurPhoto/NurPhoto via AFP

DATAS FIFA

O Brasileirão 2025 será paralisado durante os períodos de Data FIFA, como já vem acontecendo nos últimos dois anos. A CBF se comprometeu a respeitar um intervalo mínimo de 48 horas para os times que tiverem jogadores convocados, algo que não foi cumprido com exatidão, especialmente na temporada passada, em que o calendário ficou comprometido com a tragédia climática no Rio Grande do Sul, além da disputa da Copa América. 

MUNDIAL DE CLUBES

Como já havia sido divulgado anteriormente, o Brasileirão desta temporada será paralisado durante o Mundial de Clubes da FIFA. A competição continental acontecerá nos Estados Unidos entre 14 de junho a 13 de julho, e contará com quatro brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo. Enquanto estes clubes estiverem no torneio da FIFA, os demais poderão fazer intertemporadas ou excursões pelo exterior.

PROTOCOLO GLOBAL DE COMBATE AO RACISMO

O Brasileirão desta temporada vai adotar o protocolo Antirracista implementado pela FIFA. O procedimento de três etapas criou um gesto global contra o racismo no futebol. Consiste em cruzar os braços em forma de X para denunciar um ato de cunho racista e pode ser sinalizado por árbitros, jogadores ou oficiais da competição. Atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do gesto.

LIMITE DE ESTRANGEIROS

Assim como aconteceu na temporada passada, os clubes poderão inscrever até nove jogadores de fora do país. 

PROTOCOLO DE CONCUSSÃO

O Protocolo de Concussão da CBF será também adotado no Brasileirão. O protocolo estabelece uma substituição extra caso um jogador sofra uma concussão devido a um choque na cabeça. Se necessário, o médico da equipe, que é o único responsável por diagnosticar a lesão, deverá informar a arbitragem utilizando um cartão vermelho.

A substituição extra prevista no protocolo só pode ser utilizada uma vez por cada time que está em campo. O atleta substituído deverá ficar afastado pelo período mínimo de 5 dias a partir do momento do traumatismo craniano.

INSCRIÇÃO DE ATLETAS

Os clubes poderão inscrever no mínimo 35 atletas na competição, até o dia 28 de março (sexta-feira, véspera do início da competição), e no máximo 50 até o dia 12 de setembro, (sexta-feira, véspera da 23ª rodada), podendo substituir, no máximo, 8 atletas, até o dia 3 de outubro (antes da 27ª rodada).