O resultado positivo encerrou uma sequência de quatro derrotas do Fluminense no Brasileirão. A última vitória tricolor na Série A havia sido antes da Copa do Mundo de Clubes, contra o Internacional, em 1º de junho. Os três pontos colocam o time das Laranjeiras na 8ª colocação, perto da zona de classificação para a Libertadores.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
O Grêmio, após vencer o Fortaleza no meio de semana, voltou a ser derrotado e segue muito próximo da zona de rebaixamento. O Imortal é 14º na classificação e está apenas 5 pontos à frente do Santos, atual 17º e que possui um jogo a menos. O time de Mano Menezes é um dos piores visitantes do campeonato, com uma vitória, dois empates e seis derrotas longe de Porto Alegre.
Os dois times agora terão semanas diferentes pela frente, já que o Grêmio não está mais na disputa da Copa do Brasil. O Fluminense volta a campo na quarta-feira (6) e enfrenta o Internacional nas oitavas de final do mata-mata nacional. O Imortal só joga no domingo (10), contra o Sport, pelo Brasileirão.

Os tons de Everaldo
Apesar de um início promissor do Grêmio, o Fluminense teve o controle da partida na maior parte do tempo. O Tricolor Carioca logo criou chances através de jogadas aéreas e ficou perto de marcas duas vezes com Everaldo e uma com Manoel.

Com o mapa da mina desenhado, Everaldo apareceu bem no fim do primeiro tempo e colocou o Fluminense à frente. O camisa 9 aproveitou bola solta na área e escorou sem chance para Tiago Volpi. O gol reforçou o bom momento do atacante, que já havia marcado dois na vitória sobre o Internacional na Copa do Brasil.

Assim como no primeiro tempo, o Grêmio teve um bom início após o intervalo e criou algum perigo para o gol de Fábio. Mas, sem conseguir marcar, o time gaúcho logo viu o Fluminense crescer. Em um dos ataques, Agustín Canobbio foi derrubado e o pênalti foi marcado. Everaldo foi para a bola e acertou a trave, impedindo uma consagração completa. Contudo, mesmo após certo drama, o Flu segurou o resultado e voltou a vencer.