Graças aos gols de Vitor Roque (12) e Flaco López (10), o Palmeiras havia se isolado na liderança, após parecer fora da briga pelo título poucas semanas antes.
Veja os detalhes de Flamengo 3x2 Palmeiras
Os empates do Flamengo contra o Vasco e o Cruzeiro, além da derrota para o Bahia, fizeram com que o Rubro-Negro deixasse sete pontos pelo caminho nos cinco jogos anteriores ao duelo de domingo, enquanto o Palmeiras venceu quatro dos cinco e ultrapassou o rival.
As atuações de Giorgian de Arrascaeta foram fundamentais para o Flamengo ao longo da temporada, com os 14 gols do uruguaio até então mantendo o time vivo na briga pelo título.
Invicto há 18 jogos como mandante na Série A, desde outubro de 2024, contra o Juventude, o Fla buscava manter a sequência diante de um Palmeiras que, fora de casa, somava oito vitórias, dois empates e duas derrotas nesta edição do campeonato.

Palmeiras sofre baque logo no início
Com três finalizações nos primeiros nove minutos, ficou claro que os visitantes não estavam ali apenas para cumprir tabela. No entanto, sofreram um duro golpe aos 10 minutos, quando Arrascaeta escapou da linha de impedimento e marcou no primeiro chute do Flamengo na partida.
Ao abrir o placar, os donos da casa mantinham uma invencibilidade de 32 jogos de Série A quando saíam na frente, o que indicava uma tarde complicada para o Palmeiras.

Porém, logo em seguida, a torcida rubro-negra foi silenciada quando Vitor Roque subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o gol, superando Agustín Rossi aos 24 minutos, após forte pressão do Verdão.
Esse foi o quarto jogo seguido em que o atacante balançou as redes (cinco gols), sua maior sequência desde a série de cinco partidas entre junho e julho de 2023.
Sem o Palmeiras conseguir aproveitar o embalo do empate, e com Emerson Royal garantindo segurança defensiva ao time (ganhou 9 de 13 duelos individuais), o domínio voltou para o lado dos mandantes.

Dois gols do Flamengo em três minutos
Perto do intervalo, um contra-ataque rápido pela esquerda do Palmeiras terminou com Pedro derrubado por Bruno Fuchs, e o árbitro não teve dúvidas ao marcar a penalidade.
Jorginho, sempre preciso da marca do pênalti, converteu sem problemas e marcou seu primeiro gol no campeonato.
Pior ainda para os visitantes: apenas três minutos depois, Arrascaeta retribuiu a assistência para Pedro avançar e finalizar com precisão.

O 12º passe para gol de de Arrascaeta na Série A o colocou no topo do ranking de assistências, além de também ter se igualado a Kaio Jorge na artilharia (15). O jogo, então, parecia estar nas mãos do Flamengo.
O Palmeiras seguiu pressionando, com três finalizações antes do intervalo (duas no alvo), mas o retrospecto do Flamengo — 10 vitórias, um empate e nenhuma derrota nesta Série A (e 29 jogos invicto no geral — 26V e 3E) — quando encerra o primeiro tempo em vantagem certamente pesou no vestiário visitante.
Palmeiras não se entregou
Mesmo assim, o Verdão continuou buscando o ataque, com mais seis finalizações após o intervalo até que o Flamengo tivesse sua primeira chance na segunda etapa, já depois dos 15 minutos, em meio a uma série de substituições.
Rossi foi exigido diversas vezes, realizando cinco defesas importantes à medida que o jogo se aproximava dos 20 minutos finais.

A precisão de passes de Felipe Anderson (90,3%) ajudava o Palmeiras a manter o jogo vivo, e as 15 finalizações (seis no alvo) até os 30 minutos superavam a média da equipe na temporada, enquanto a posse de bola de 67,6% mostrava o domínio alviverde na reta final.
Se o Flamengo quisesse segurar a vitória, teria que lutar muito pelos três pontos.
Gol no fim
As finalizações continuaram a ameaçar o gol de Rossi, e a surpresa foi que só nos acréscimos Gustavo Gómez conseguiu marcar o segundo do Palmeiras.
Para piorar a situação alviverde, Joaquín Piquerez foi expulso após o apito final por reclamação.

Com a vitória, o Flamengo chegou a 16 jogos de invencibilidade contra o Palmeiras (8 vitórias e 8 empates) no Brasileirão. Ambos agora possuem 61 pontos, cinco à frente do Cruzeiro, terceiro colocado.
Dedicação do Flamengo supera ímpeto ofensivo do Palmeiras
O Palmeiras certamente vai se perguntar como não saiu vencedor deste jogo.
Foram 20 finalizações contra apenas oito do Flamengo, nove no alvo (quatro dos mandantes), 14 cruzamentos a três, oito escanteios a um, 427 passes contra 405... Os visitantes foram superiores em quase todos os quesitos.
Talvez a resposta esteja na entrega do Flamengo, já que apenas Fuchs, do Palmeiras, fez mais desarmes (5) do que os cinco principais jogadores do time da casa nesse fundamento — Léo Ortiz, Emerson Royal, Jorginho, Luiz Araújo e Saúl Ñíguez.

O mesmo se viu na recuperação de bola, com apenas Piquerez e Felipe Anderson se destacando pelo lado visitante.
No fim das contas, a precisão do Flamengo nas finalizações foi decisiva para tirar o jogo do alcance do Palmeiras, e o resultado deixa o campeonato ainda mais emocionante para a reta final.
