Um dos jogos mais importantes da temporada do futebol brasileiro acontece nesta quinta-feira (2), às 20h30 (horário de Brasília), quando o Flamengo, líder do Brasileirão, enfrentará o segundo colocado, o Cruzeiro. A partida terá narração ao vivo do Flashscore.
O Fla, com um jogo a menos, tem quatro pontos de vantagem sobre a Raposa, além de ter aberto 14 pontos do quinto colocado Botafogo, pensando na classificação direta para a Libertadores da próxima temporada, faltando apenas 12 jogos para o final da temporada.
Confira a tabela completa do Brasileirão
Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, se o Flamengo vencer o jogo que lhe resta, além do triunfo desta quinta-feira, uma diferença de 10 pontos (quase intransponível) seria aberta para o Cruzeiro.
O Maracanã será o palco do jogo, já que o Flamengo, que não perdeu nos últimos 11 jogos da Série A - incluindo uma vitória por 2 a 1 contra o Corinthians na última rodada - tentará manter essa vantagem.
No entanto, não se deve esquecer que, sob o comando de Leonardo Jardim, o Cruzeiro se transformou (apesar de ter perdido o último jogo do campeonato por 2 a 0 contra o Vasco da Gama, encerrando uma série invicta de cinco partidas).
Acompanhe Flamengo x Cruzeiro com narração ao vivo do Flashscore
Em maio, no Mineirão o Flamengo foi derrotado por 2 a 1 graças aos gols de Kaio Jorge e Gabriel Barbosa. Essa foi uma das duas únicas derrotas do líder do campeonato nesta temporada. A outra foi para o Santos em julho.

Artilheiros estarão frente a frente
Kaio Jorge tem 15 gols marcados na Série A nesta temporada, o que o torna o artilheiro, seguido de perto pelos 14 gols de Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo - incluindo um no jogo de maio.
De Arrascaeta também é o jogador que mais deu assistências para o seu time nesta temporada (10), o que mais chutou a gol (50) e o que mais criou chances de gol (44).
O tamanho da tarefa que os visitantes têm pela frente pode ser visto claramente pela dificuldade de vencer os anfitriões em casa.
Até o momento, em 13 jogos em casa pela Série A nesta temporada, o Flamengo continua invicto, com nove vitórias e quatro empates. Na verdade, essa série remonta à temporada passada, com a última derrota em casa ocorrendo em outubro de 2024 contra o Juventude.
A fase atual também é boa, com quatro vitórias do Fla e dois empates nas últimas rodadas. Por outro lado, o histórico do Cruzeiro fora de casa é de cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, embora nos últimos seis jogos tenha vencido quatro, empatado um e perdido apenas um.
Boas notícias para o Cruzeiro
Uma boa notícia para os visitantes é que eles podem ter um time completo para escolher. Emprestado pelo Bournemouth, Luis Sinisterra voltou a treinar, e a expectativa é que ele retorne para o jogo.
"Ele (Sinisterra) já começou o trabalho de integração, vamos ver se nesta semana conseguimos fazer com que ele treine bem e contar com sua presença no jogo", observou Jardim em sua recente entrevista coletiva.
Ele terá a companhia de Barbosa e Lucas Villalba, ambos suspensos na derrota para o Vasco no fim de semana.
Felizmente para o Cruzeiro, nenhum dos sete jogadores que estavam a um cartão de suspensão, como Fabricio Bruno, Matheus Pereira e Kaio Jorge, foi parar no caderno de anotações do árbitro.
Kaio Jorge, em particular, teria feito muita falta, já que, além de ser o artilheiro do time, ele também é o jogador com mais assistências (seis), o que mais chutou a gol (74) e o que mais acertou o alvo (30).
Flamengo leva a melhor sobre o Cruzeiro
Analisando o histórico do confronto direto nos últimos seis jogos da Série A, o Flamengo perdeu apenas uma vez , em maio de 2025. Antes dessa partida, o time havia empatado uma vez e vencido as outras quatro.
Nunca houve um jogo com muitos gols durante esse período, apenas uma vez - em 2023 - um jogo foi decidido por mais de um gol.

Isso pode mudar após a recente boa fase do Flamengo, além do fato de que eles marcaram 50 gols no campeonato nesta temporada e sofreram apenas 12 - nenhuma equipe tem um histórico melhor em ambos os aspectos.
O time também lidera o ranking do campeonato em termos de total de chutes (357), chutes a gol (136), taxa de conversão (20%), total de passes (13.743), precisão de passes (89%) e jogos sem sofrer gols (13).
O primeiro gol determinará o vencedor?
Ambas as equipes venceram nove vezes e empataram uma em jogos que estavam liderando no intervalo nesta temporada. Quando marcaram primeiro, o Flamengo venceu 14 vezes, empatou em três ocasiões e não perdeu nenhuma, enquanto o Cruzeiro venceu 14 vezes, empatou uma e perdeu duas.
O que também é intrigante sobre o jogo em si é que o Cruzeiro marcou (10) e sofreu (cinco) o maior número de gols nos 15 minutos que antecederam o intervalo, enquanto o Flamengo marcou (10) e sofreu (cinco) nos 15 minutos finais do jogo. Somente nos minutos 60-75 o Fla sofreu mais gols (11).
O que está claro é que esse confronto entre os primeiros colocados da tabela tem todos os ingredientes para ser um clássico, e a única dúvida é se o Cruzeiro tem a capacidade de parar o ímpeto do Flamengo.
