Confira curiosidades dos jogos desta quinta-feira (5) pela 2ª rodada do Brasileirão

Flu venceu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã, na 1ª rodada
Flu venceu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã, na 1ª rodadaLUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C

Sabia que a Chapecoense nunca venceu o Vasco jogando no Rio de Janeiro tanto na Série A, quanto na Série B? E que o Coritiba não vence o Cruzeiro fora de casa há 12 jogos e, em toda a história do Brasileirão, só conseguiu bater os mineiros em casa duas vezes?

Veja os tabus e as estatísticas, compiladas pela nossa parceira Opta, dos confrontos desta quinta-feira (5) pela 2ª rodada do Brasileirão.

Acompanhe a classificação do Brasileirão

Bahia x Fluminense

Bahia e Fluminense estrearam com vitória no campeonato
Bahia e Fluminense estrearam com vitória no campeonatoFlashscore

• O Bahia venceu cinco dos últimos sete jogos em casa contra o Fluminense na Série A (5 vitórias, 1 empate e 1 derrota), o mesmo número de todas as vezes anteriores em que recebeu o Flu na primeira divisão (5 vitórias, 10 empates e 8 derrotas).

• No ano passado, o Bahia foi o 3º melhor time em casa do campeonato (45 pontos), atrás apenas do Flamengo (47) e do próprio Fluminense (46).

• Em 17 jogos do Brasileirão no comando do Fluminense, Luis Zubeldía já conquistou mais pontos (36 - 11 vitórias, 3 empates e 3 derrotas) do que seu antecessor, Renato Portaluppi, em 21 partidas na temporada de 2025 (31 - 9 vitórias, 4 empates e 8 derrotas).

• O Esquadrão foi o time com mais ataques diretos (6) na 1ª rodada de 2026, uma estatística na qual nem sequer estava entre os 10 primeiros na temporada 2025. Por outro lado, registrou zero ataques construídos na última vez, enquanto apenas o Flamengo teve mais do que ele no ano passado.

• Renê foi o 2º jogador do clube com mais toques (1.963) na temporada passada, atrás apenas de Freytes. Ele também ficou em 2º lugar nesse quesito na partida de estreia de 2026 (72, atrás apenas dos 91 de Martinelli), além de ter dado uma assistência para Lucho Acosta.

Vasco x Chapecoense

Vasco e Chapecoense se enfrentam em São Januário
Vasco e Chapecoense se enfrentam em São JanuárioFlashscore

• O Vasco não perde para a Chapecoense há sete jogos entre as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, somando duas vitórias e cinco empates. Na verdade, o clube carioca nunca foi derrotado em casa pela Chape nessas competições, acumulando uma vitória e quatro empates em seus domínios.

• Depois de derrotar o Santos na 1ª rodada, a Chapecoense buscará vencer os dois primeiros jogos para iniciar uma temporada da competição pela primeira vez na história. Os melhores inícios do clube após duas rodadas, até então, foram em 2016 e 2017, com quatro pontos conquistados em cada edição.

Fernando Diniz agora tem o mesmo número de vitórias e derrotas na sua carreira como treinador na primeira divisão: 84 para cada lado, além de 53 empates em 221 jogos no comando de Vasco, Cruzeiro, Fluminense, Santos, São Paulo e Athletico Paranaense.

• Nenhum jogador avançou mais com a bola nos pés na primeira rodada do que Andrés Gómez, do Cruzmaltino, com 201 metros percorridos.

• A Chapecoense marcou quatro gols em oito finalizações na última partida contra o Santos. A equipe registrou o maior número de gols marcados na primeira rodada, ao lado do Botafogo, mesmo tendo o 2º menor número de chutes da competição, empatada com o Coritiba e à frente apenas dos seis chutes do Athletico-PR.

Cruzeiro x Coritiba

Cruzeiro e Coritiba encerram a 2ª rodada do Brasileirão
Cruzeiro e Coritiba encerram a 2ª rodada do BrasileirãoFlashscore

• O Cruzeiro não perde para oo Coritiba atuando em casa pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro há 12 jogos (sete vitórias e cinco empates). Na história da primeira divisão, o Coxa derrotou a Raposa fora de casa em apenas duas ocasiões: 3 a 0 em 2004 e 3 a 2 em 1985. 

• A Raposa sofreu sua maior derrota na Série A em mais de 13 anos na última rodada. A derrota por 4 a 0 para o Botafogo foi a pior desde novembro de 2012, quando perdeu pelo mesmo placar de 4 a 0 contra o Santos, em jogo marcado pela ovação da torcida cruzeirense a Neymar após o craque marcar três gols e dar uma assistência.

• Jogando com 10 homens desde o primeiro tempo, o Coritiba foi o time com a maior porcentagem de passes longos na primeira rodada do Brasileirão de 2026: 30% das tentativas contra o Red Bull Bragantino sendo feitas por ligação direta.

• O Cruzeiro teve e perder quatro grandes chances contra o Botafogo. Apenas Vitória, com seis, e Red Bull Bragantino, com cinco (justamente contra o Coritiba), tiveram mais oportunidades claras de gol na rodada de abertura. 

Pedro Morisco não só foi o goleiro mais ocupado da rodada ao enfrentar 10 chutes a gol e realizar nove defesas, como também liderou o Coritiba em toques contra o Red Bull Bragantino, somando 53 intervenções, nove a mais que Tinga, que teve 44.