Mais

Confira curiosidades e tabus das partidas de domingo (17) e segunda (18) do Brasileirão

Cruzeiro venceu a única partida que enfrentou o Mirassol
Cruzeiro venceu a única partida que enfrentou o MirassolMarco Galvão/Cruzeiro

Sabia que o Atlético-MG está na maior sequência de vitórias em casa contra o Grêmio e recebe o Imortal estando invicto na Arena MRV no Brasileirão deste ano? E que o Cruzeiro nunca perdeu para o técnico do Mirassol, Rafael Guanaes? Ou que Internacional e Flamengo vão se reencontrar esta semana, mas agora no Beira-Rio, onde o Colorado não perdeu em 19 dos 21 jogos contra o Rubro-Negro carioca?

Veja a seguir as principais estatísticas dos confrontos de domingo (17) e segunda-feira (18) do Brasileirão, compiladas pela nossa parceira Opta.

Veja a classificação atualizada da Série A

No sábado (16), acompanhe a primeira leva de jogos  da 20ª rodada – confira os detalhes da tabela.

Atlético-MG x Grêmio

Atlético-MG recebe o Imortal na Arena MRV
Atlético-MG recebe o Imortal na Arena MRVFlashscore

O Galo venceu os últimos quatro jogos em casa contra o Grêmio no Brasileirão e está na sua maior sequência de vitórias sobre o Imortal, em casa, na história da Série A, empatada com outra entre 2001 e 2004. Além disso, o clube ainda não perdeu em casa em 2025 (4V, 3E), outra série recorde para o início de uma temporada desde 2020, quando evitou a derrota nos primeiros 10 jogos em casa (8V, 2E).

Do outro lado, o Grêmio não tem tido sorte longe da Arena. A última vitória dos gaúchos fora do próprio estado no Brasileirão foi em agosto de 2024 (1 a 0 sobre o Criciúma, em Santa Catarina). O Tricolor disputou 15 jogos fora do Rio Grande do Sul desde então (7E e 8D).

Entre os jogadores destaques da partida, Gustavo Scarpa, do Atlético, esteve envolvido em 92 sequências de finalização nesta temporada da Série A (22 chutes, 30 chances criadas e 40 participações na construção de jogadas - sem contar jogadas ensaiadas). Apenas Matheus Pereira, do Cruzeiro (95), teve mais.

Santos x Vasco

Santos recebe o Vasco na capital paulista
Santos recebe o Vasco na capital paulistaFlashscore

O Santos marcou em cada um dos últimos 12 jogos em casa contra o Vasco no Brasileirão Série A (27 no total, 2,3 por jogo) - inclusive nas quatro partidas mais recentes, em 2023. O clube também tem o melhor histórico recente no confronto direto, com oito vitórias, três empates e uma derrota. O que reflete mal em um Vasco que já não vive uma boa fase.

O Cruz-Maltino, 17º colocado, terminou apenas duas partidas sem levar gols, a pior estatística da competição, ao lado do Juventude (19º). O clube carioca sofreu pelo menos um gol em cada um dos últimos oito jogos (1V, 3E, 4D).

Se vencer o Gigante da Colina no domingo (17), o Peixe pode conseguir duas vitórias consecutivas em casa, no Brasileirão, pela primeira vez desde abril-maio de 2023 (América-MG e Bahia).

Internacional x Flamengo

Inter reencontra o Fla no Beira-Rio
Inter reencontra o Fla no Beira-RioFlashscore

O Inter é uma potência contra o Flamengo no Beira-Rio. O Colorado não perdeu em 19 dos 21 jogos em casa contra o Flamengo no Brasileirão na era dos pontos corridos (13V, 6E e 2D). Entre os times que visitaram o clube mais de 10 vezes nesse período, o Fla é o adversário contra o qual o Inter tem a melhor porcentagem de pontos conquistados (71%, atrás apenas do Coritiba, Athletico-PR e Bahia).

O Flamengo esteve atrás no placar por apenas 88 minutos no Brasileirão, o menor tempo entre todas as equipes. No entanto, 25 desses minutos foram contra o Internacional na primeira rodada – apenas o Cruzeiro passou mais tempo à frente do Rubro-Negro (32 minutos).

Ao mesmo tempo, na última quarta-feira (13), os cariocas tiveram 65,1% de posse de bola contra o Colorado, na vitória de 1 a 0 pela Libertadores. Fora competições regionais, essa partida representou a menor posse de bola do Inter em 2025 (34,9%). A diferença foi ainda maior no primeiro tempo (73% a 27% a favor do Rubro-Negro).

Botafogo x Palmeiras

Bota e Verdão fazem esperado duelo no Rio
Bota e Verdão fazem esperado duelo no RioFlashscore

Botafogo e Palmeiras já se enfrentaram seis vezes desde o início da temporada 2024 em todas as competições. Embora o Verdão tenha eliminado o Alvinegro da Copa do Mundo de Clubes na prorrogação (1 a 0), os cariocas não perderam para os paulistas em 90 minutos nenhuma vez nesse período (3V e 3E).

A última vitória do Porco no tempo regulamentar foi no Nilton Santos (4 a 3, em novembro de 2023). E é lá que o Palmeiras terá a chance de romper uma série de quatro jogos fora de casa em que sofreu o primeiro gol no Brasileirão. Em todos eles, no entanto, o Verdão se recuperou e venceu duas vezes (contra Bragantino e Fluminense) e empatou uma vez (contra Vitória).

Mirassol x Cruzeiro

Cruzeiro visita o Leão Caipira no interior paulista
Cruzeiro visita o Leão Caipira no interior paulistaFlashscore

Os dois clubes não têm um histórico de confrontos diretos extenso: a única partida entre Mirassol e Cruzeiro na Série A aconteceu em março de 2025 (2 a 1 para a Raposa).

Mas, os mineiros e o técnico do Leão, Rafael Guanaes, tem um passado zero positivo ao treinador. O Cruzeiro venceu as três partidas que jogou contra times comandados pelo paulista em todas as competições - Mirassol, Novorizontino e Tombense.

A Raposa tem o maior número de gols esperados em jogadas ensaiadas no Brasileirão (8,1 xG), enquanto o Mirassol também vem forte no ataque. A equipe paulista só não conseguiu marcar em uma partida no Brasileirão (0 a 1 contra o Bragantino fora de casa). Todos os outros 19 times não conseguiram marcar em pelo menos duas partidas do campeonato.