Mais

Confira dados e tabus dos jogos de quarta-feira (14) pela 28ª rodada do Brasileirão

Cruzeiro vai até a Arena MRV pegar o Galo
Cruzeiro vai até a Arena MRV pegar o GaloGustavo Aleixo/Cruzeiro

Você sabia que o Palmeiras é o time que mais venceu o Red Bull Bragantino na era Red Bull, com 11 triunfos desde 2019? E que Fortaleza nunca perdeu em casa para o Vasco pelo Brasileirão, vencendo os últimos três confrontos por um agregado de 8 a 0? Ou que o Atlético-MG sofreu apenas um gol nos últimos nove clássicos contra o Cruzeiro pela Série A?

Veja as estatíticas mais curiosas das partidas desta quarta-feira (14) pela 28ª rodada do Brasileirão, compiladas pela nossa parceira Opta.

Confira a classificação do Brasileirão

Palmeiras x Red Bull Bragantino

Palmeiras está cada vez mais perto de novo título da Série A
Palmeiras está cada vez mais perto de novo título da Série AFlashscore

O Palmeiras tenta ampliar sua superioridade sobre o Red Bull Bragantino. Desde o início da “era Red Bull”, em abril de 2019, o Verdão é o time que mais venceu o Massa Bruta: 11 vitórias e 28 gols marcados em todos os torneios nesse período. Os artilheiros palmeirenses no confronto são Raphael Veiga e Rony, com quatro gols cada.

Mas o Bragantino costuma complicar a vida dos rivais paulistas. O time de Bragança Paulista evitou a derrota em nove dos últimos 10 jogos contra clubes do estado de São Paulo no Brasileirão (3V 6E 1D). A única exceção foi justamente diante do Palmeiras, no primeiro turno, quando perdeu por 2 a 1.

O Verdão é também quem mais cria grandes chances por jogo no campeonato (2,6 em média). Mais da metade surgiu nos últimos oito compromissos, em que acumulou 36 oportunidades claras. Outro dado favorável é o desempenho recente como mandante: nas últimas quatro vezes em que fez duas partidas seguidas no Allianz Parque, venceu ambas em três delas.

Botafogo x Flamengo

Flamengo vai tentar tirar pontos do Botafogo fora de casa
Flamengo vai tentar tirar pontos do Botafogo fora de casaFlashscore

O Botafogo somou sete pontos nos últimos três clássicos contra o Flamengo pela Série A (2V 1E), seu melhor desempenho em qualquer sequência de três jogos diante do Rubro-Negro desde 2003. Apesar disso, sofreu gols em nove das últimas 10 partidas (4V 2E 4D).

A única vez que saiu de campo sem ser vazado foi contra o Atlético-MG (1 a 0), mesmo jogando com um a menos desde o fim do primeiro tempo e registrando sua menor posse de bola na temporada (32%).

O Flamengo, por sua vez, atingiu 77% de aproveitamento após a goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, na 21ª rodada. Desde então, o índice caiu para 50% nos últimos seis jogos (2V 3E 1D).

Jorge Carrascal participou diretamente dos últimos quatro gols do time (um gol e três assistências). No Botafogo, o lateral-direito Vitinho é quem mais jogou (27 partidas, 25 como titular) e aparece como segundo em toques na área adversária (57), atrás apenas de Artur (65).

Mirassol x Internacional

Inter tem criado bastante neste returno do Brasileirão
Inter tem criado bastante neste returno do BrasileirãoFlashscore

O Internacional ainda não perdeu para equipes recém-promovidas (2V 2E), com vitórias sobre Santos e Ceará nas duas últimas rodadas. O time marcou em cada um dos últimos 14 jogos (6V, 3E e 5D), a segunda maior sequência ativa da liga, atrás apenas do próprio Mirassol, que ficou 16 partidas sem perder entre maio e setembro (10V, 5E e 1D).

Em casa, o Mirassol tem média de 2,2 gols por jogo, a segunda maior da competição (atrás apenas do Flamengo, com 2,4). Carlos Eduardo soma quatro assistências em apenas 394 minutos jogados, média de uma a cada 99 minutos, a melhor entre todos os atletas com pelo menos três passes para gol na temporada.

Alan Patrick participou diretamente de 15 gols do Inter na Série A (9G e 6A), marca que nenhum jogador colorado alcançava desde 2021 (Yuri Alberto, 15; Edenílson, 18).

Sport x Ceará

Sport faz campanha abaixo do esperado na Série A
Sport faz campanha abaixo do esperado na Série AFlashscore

O Sport nunca perdeu em casa para o Ceará no Brasileirão: são cinco vitórias e dois empates em sete jogos, sendo três deles na era moderna (2V e 1E). O Leão evitou a derrota em cinco dos últimos seis jogos como mandante (1V, 4E e 1D), marcando dois gols em quatro dessas partidas.

Apesar disso, tem o pior ataque do campeonato, com apenas 20 gols marcados. Segundo o modelo de xG (gols esperados) da Opta, o time deveria ter feito 28,2, um desempenho 8,2 abaixo do esperado, o pior da liga nesta temporada.

O Ceará vem embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Santos, sua maior desde novembro de 2022 (4 a 1 sobre o Juventude). Ainda assim, o Vozão não vence duas seguidas na Série A desde aquele ano, quando superou Corinthians e Avaí em julho.

Santos x Corinthians

Santos segue sem Neymar para pegar o Timão
Santos segue sem Neymar para pegar o TimãoFlashscore

O Santos vive sua pior campanha na história após 26 rodadas, com 28 pontos (7V, 7E e 12D), desempenho inferior ao das mesmas alturas de 2008 e 2021 (29 pontos). O ponta Guilherme lidera todos os jogadores em conduções de bola iniciadas no terço final do campo (135).

O Corinthians, por outro lado, sofreu apenas um gol nos últimos sete clássicos contra o Peixe pelo Brasileirão (4V 3E). No duelo mais recente contra um rival paulista, venceu o Mirassol por 3 a 0, mas não emenda duas vitórias seguidas em clássicos estaduais desde 2017, ano do seu último título, quando superou Santos, São Paulo, Ponte Preta e Palmeiras.

Na rodada passada, Yuri Alberto chegou a 60 gols na carreira na Série A. Desde 2020, apenas Pedro (Flamengo, 65 gols) marcou mais. Revelado pelo Santos, Yuri só balançou as redes no torneio por Inter e Corinthians.

Fortaleza x Vasco

Fortaleza briga contra as últimas posições
Fortaleza briga contra as últimas posiçõesFlashscore

O Fortaleza está invicto em casa diante do Vasco em seis jogos pelo Brasileirão (4V 2E), vencendo os últimos três por um agregado de 8 a 0. Mesmo com apenas cinco partidas sob o comando de Martín Palermo, o argentino já é o técnico do clube com mais vitórias no ano (3V e 2D).

Pelo Tricolor de Aço, Breno Lopes lidera o time em finalizações (32) e chances criadas (23). Apenas cinco outros jogadores lideram seus clubes nas duas estatísticas: Arrascaeta (Flamengo), Reinaldo (Mirassol), Savarino (Botafogo), Alan Patrick (Inter) e Mandaca (Juventude).

O Vasco se destaca por dois motivos: suas partidas têm média de 3,1 gols (marcados e sofridos), a mais alta da competição, e o time conta com dois dos cinco defensores com mais participações diretas em gols: Lucas Piton (7 – 1G 6A) e Paulo Henrique (6 – 1G 5A).

Atlético-MG x Cruzeiro

Galo vai tentar descontar derrotas recentes para o Cruzeiro
Galo vai tentar descontar derrotas recentes para o CruzeiroFlashscore

O Atlético-MG sofreu apenas um gol nos últimos nove clássicos contra o Cruzeiro pela Série A (4V, 4E e 1D). Por outro lado, marcou só sete vezes nesse período, com quatro empates sem gols. No último duelo, pela Copa do Brasil, a Raposa eliminou o Galo por 4 a 0 no agregado, mesmo tendo menos finalizações (20 a 23) e posse de bola (33% a 67%).

Hulk é o segundo jogador mais advertido do Brasileirão, com 10 cartões amarelos, um a menos que Barboza, do Botafogo. Somando todas as competições, o atacante foi punido nove vezes nos últimos 19 jogos, incluindo uma partida em que sequer entrou em campo (contra o Mirassol).

O Cruzeiro também atravessa um momento difícil. Vive sua maior sequência sem vitórias no torneio (3E, 2D e 1V) e sofreu o primeiro gol em cada um dos últimos cinco jogos. Antes disso, havia aberto o placar em seis partidas seguidas. O destaque é Kaio Jorge, líder da Série A em finalizações no alvo (32), próximo da marca de Estêvão (Palmeiras, 38), o melhor da temporada passada.