Coritiba vence Cruzeiro de virada e deixa Raposa na lanterna da Série A

O Coritiba conseguiu um grande resultado no Mineirão
O Coritiba conseguiu um grande resultado no MineirãoAlessandra Torres/AGIF via AFP

O Coritiba venceu o Cruzeiro por 2 a 1 nesta quinta-feira (5), pela 2ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. O duelo de derrotados na estreia começou com os mineiros à frente, após belo gol de Matheus Pereira. Mas, sem conseguir aproveitar a superioridade técnica, a Raposa viu o Coxa crescer e virar. Os gols da vitória paranaense saíram com Lavega e Breno Lopes.

Goleado pelo Botafogo na 1ª rodada, o Cruzeiro foi derrotado mais uma vez na temporada e segura a lanterna do Brasileirão após duas partidas. A fase da equipe de Tite não é boa: dos oito jogos disputados em 2026, foram cinco derrotas e três vitórias. A defesa se mostra um ponto de preocupação, já que a Raposa só não levou gol em duas partidas, ambas contra times pequenos no Mineiro.

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

O Coritiba, por sua vez, se recuperou da derrota para o Bragantino na estreia de forma categórica, batendo um dos melhores elencos do país fora de casa. O Coxa deu um salto na classificação com o triunfo e está em 11º. O time do Alto da Glória encerrou um jejum de 22 anos sem vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte.

Os dois times voltam a atuar no domingo (8), por seus respectivos campeonatos estaduais. O Cruzeiro tem clássico contra o América-MG no Mineiro; o Coritiba enfrenta o Cianorte pela volta das quartas de final do Paranaense.

As estatísticas de Cruzeiro 1x2 Coritiba
As estatísticas de Cruzeiro 1x2 CoritibaOpta by StatsPerform

Coxa sobrevive e vence

O jogo começou com um Cruzeiro intenso e criando chances desde o primeiro minuto. Com a pressão inicial, o time mineiro exigiu que Pedro Morisco, mas também balançou a rede. Matheus Pereira fez grande jogada pela direita e soltou sua canhota para marca belo gol. Dono do jogo até o momento, o Cabuloso poderia ter ampliado nos minutos seguintes, mas não aproveitou as oportunidades.

Mesmo com dificuldades na criação, o Coritiba reagiu no fim do primeiro tempo. Aos 45 minutos, Sebastián Gómez fez ótimo lançamento para Bruno Melo, que desviou para o meio da área. O uruguaio Lavega apareceu bem e completou para o gol, deixando tudo igual em 1 a 1 antes do intervalo.

Breno Lopes fez o gol da vitória do Coritiba
Breno Lopes fez o gol da vitória do CoritibaJP Pacheco/Coritiba

O gol no fim do primeiro tempo mudou totalmente a configuração da partida O Cruzeiro voltou do vestiário tenso e o Coritiba sonhando com a virada. Os minutos iniciais da etapa final foram de um Coxa corajoso e isso rendeu frutos. Após lançamento de Pedro Morisco, Lucas Ronier foi rápido para acionar Breno Lopes e ele não perdoou. Atrás no placar, a Raposa pouco criou no restante do jogo e terminou facilmente batida.

"Adeus, Tite!"

Como era esperado, a torcida do Cruzeiro não reagiu bem a mais uma derrota na temporada. Os protestos começaram ainda com bola rolando e foram dirigidos principalmente ao técnico Tite. O Mineirão cantou em coro "Adeus, Tite!" e também alguns xingamentos. O lateral William, considerado vilão no segundo gol do Coritiba, também foi alvo. Após o apito final, as clássicas vaias tomaram conta do estádio.

Tite está muito pressionado no comando do Cruzeiro
Tite está muito pressionado no comando do CruzeiroGustavo Aleixo/Cruzeiro

Veja todos os detalhes de Cruzeiro 1x2 Coritiba

Relato em atualização...