O Cruzeiro pagou a multa rescisória de R$ 11 milhões para tirar Kauã Moraes do Athletico-PR. O lateral-direito assinou contrato com a Raposa até agosto de 2030.
Acompanhe as notícias do mercado da bola
Na última segunda-feira (1º), o Athletico divulgou uma nota oficial para repudiar "a conduta dos envolvidos" na negociação por Kauã Moraes. O Furacão alegou que tinha um acordo verbal para renovar o contrato do jogador, "em fase final de formalização".
"Tal atitude representa o descumprimento da palavra empenhada e o desrespeito às negociações em curso. O clube, por fim, informa que buscará a devida reparação de seus direitos nas instâncias competentes", declarou o Athletico-PR.
Ainda segundo o Furacão, o Cruzeiro havia garantido que não pagaria a multa rescisória de Kauã quando manifestou o interese no jogador, em julho.
"Em contrapartida, foi prometido pelo Athletico que a SAF do Cruzeiro teria prioridade em eventual negociação na próxima janela de transferências", acrescentou o Rubro-Negro.
Kauã Moraes fez as categorias de base no Palmeiras e chegou ao Athletico-PR em 2025. O lateral passou pelo sub-20 e subiu para o time principal durante a Série B, na qual se tornou titular absoluto. O jovem disputou 16 jogos neste ano, com dois gols e uma assistência.

Troco por Vitor Roque?
Cruzeiro e Athletico-PR viveram situação semelhante em 2022, mas em lados opostos. Na ocasião, o Furacão depositou a multa rescisória de Vitor Roque, de R$ 24 milhões, e tirou o atacante do Cabuloso.
Por contestação do Cruzeiro, o caso de Vitor Roque segue em análise na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD).