O resultado foi ruim para ambos. O Cruzeiro segue na zona de classificação para a Libertadores, em 7º lugar, com 48 pontos, mas perdeu a chance de ampliar sua vantagem no G7. Já o Grêmio ficou em 14º lugar, com 41 pontos, ainda ameaçado pela zona de rebaixamento.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Com estádio vazio após o vice da Sul-Americana, a Raposa amargou o sétimo tropeço em oito jogos com Fernando Diniz no Brasileirão (3E, 4D). O Tricolor, por sua vez, emendou a quarta partida de jejum e tem apenas uma vitória nas últimas sete partidas (3E, 3D).
Os times voltam a campo no domingo (31) para a antepenúltima rodada. O Grêmio recebe o São Paulo às 16h; o Cruzeiro visita o Red Bull Bragantino às 18h30.
1º tempo animado
Mesmo em fases ruins, Cruzeiro e Grêmio fizeram um primeiro tempo bastante movimentado no Mineirão. O time celeste envolveu os gaúchos e perdeu boas chances, com direito a bola de Lautaro Díaz no travessão. A falta de pontaria custou caro, e o Tricolor abriu o placar em uma de suas primeiras chegadas.

Aos 19 minutos, Braithwaite fez ótima inversão para João Pedro e apareceu na área para marcar com um toque de letra. O Cruzeiro voltou a perder uma boa chance logo depois, com Barreal, mas o volume deu resultado aos 42: Matheus Pereira recebeu lindo passe de Gabriel Veron e anotou um golaço de direita.

Polêmica em 2º tempo morno
Em um dos primeiros lances da segunda etapa, Gabriel Veron caiu após toque de Rodrigo Caio perto da área e pediu falta. A jogada renderia a expulsão do zagueiro do Grêmio, por se tratar de uma chance clara, mas o árbitro Raphael Claus mandou o jogo seguir — e o VAR não interviu.
Veja todos os detalhes de Cruzeiro 1x1 Grêmio
O Cruzeiro reclamou muito da decisão de Claus, e Diniz reforçou a indignação após o apito final. A polêmica foi uma das poucas emoções de um segundo tempo fraco no Mineirão. A única boa chance foi do Cruzeiro, em cabeçada de Lautaro Díaz para fora. Substituto do lesionado Kaio Jorge, o argentino teve uma noite infeliz.
