O Cruzeiro venceu o Juventude por 4 a 0 neste domingo (20), no Mineirão, pela 15ª rodada do Brasileirão. O líder dominou o jogo, mas só abriu o placar no fim do primeiro tempo, com Christian. Gabigol ampliou com dois gols, algo que não fazia na Série A desde 2022. Eduardo completou a goleada.
Esta foi a terceira vitória seguida do Cruzeiro, que segue com 100% de aproveitamento após a Copa do Mundo de Clubes. O time de Leonardo Jardim abriu seis pontos de vantagem na liderança (33 a 27), à espera do resultado do Flamengo, que encara o Fluminense neste domingo.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Já o Juventude segue na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 11 pontos, três abaixo do primeiro time fora do Z4. A campanha ruim dos gaúchos é reflexo do desempenho como visitante: seis derrotas em seis jogos. É a única equipe que ainda não pontuou fora de casa.
Os dois times voltam a campo no meio de semana para a 16ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro visita o Corinthians na quarta-feira (23), às 19h30; o Juventude recebe o São Paulo na quinta (24), às 19h.

Força em casa
A vitória sobre o Juventude foi a sétima do Cruzeiro em oito jogos como mandante no Brasileirão (1E). Além de liderar a tabela geral, a Raposa tem a melhor campanha em casa, com 22 pontos de 24 possíveis — 91,7% de aproveitamento.

Hoje teve
Gabriel Barbosa foi titular após quatro jogos seguidos no banco e encerrou um jejum de seis partidas sem marcar. O atacante ampliou a vantagem do Cruzeiro aos seis minutos do segundo tempo, completando contra-ataque, e converteu pênalti aos 17 para marcar o terceiro.
Veja todos os detalhes de Cruzeiro 3x0 Juventude
Gabigol não fazia dois gols em um jogo do Brasileirão há quase três anos. A última vez datava de setembro de 2022, na derrota do Flamengo para o Fortaleza por 3 a 2.

Kaio Jorge vira garçom
O artilheiro do Brasileirão não marcou, mas deu duas assistências e foi o melhor em campo na avaliação do Flashscore, com nota 9,0. Em um primeiro tempo de domínio e poucas chances claras do Cruzeiro, Kaio Jorge arriscou uma meia-bicicleta que virou passe para Christian abrir o placar, aos 39 minutos.
A presença de Gabigol deu liberdade para Kaio Jorge se movimentar mais e servir os companheiros. No início do segundo tempo, arrancou pela direita e cruzou na medida para o camisa 9 marcar. Kaio já é o segundo maior garçom do Brasileirão, com quatro assistências, só atrás de Matheus Pereira (5).
