Mais

Cruzeiro vence Bahia de virada com golaço de Gabigol e retoma vice-liderança do Brasileirão

Gabgol fez um golaço de fora da área para virar o jogo na Fonte Nova, em Salvador
Gabgol fez um golaço de fora da área para virar o jogo na Fonte Nova, em SalvadorJHONY PINHO / AGIF / AGIF via AFP
O Cruzeiro venceu o Bahia por 2 a 1, de virada, nesta segunda-feira (15), na Fonte Nova, em Salvador, pela conclusão da 23ª rodada da Série A do Brasileirão. Todos os gols do confronto saíram na segunda etapa. Jean Lucas abriu a contagem na capital baiana, mas Sinisterra e Gabigol comandaram a remontada da Raposa, que implodiu a invencibilidade do Tricolor como mandante.

Com o resultado, o Cruzeiro voltou à vice-liderança do Brasileirão e segue na caçada ao Flamengo. A Raposa possui agora 47 pontos, enquanto o Rubro-Negro tem 50. 

Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore 

O Palmeiras é o terceiro colocado, com 46 pontos. Mas o time paulista tem dois jogos a menos que o Cruzeiro nesta corrida pelo topo. O Flamengo, por sua vez, tem uma partida a menos que a Raposa. 

O resultado não tira o Bahia do G6 do Brasilleião. A equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni é a quinta na tabela, com 36 pontos.

Mas o Tricolor de Aço vive um momento instável com a eliminação na Copa do Brasil para o Fluminense e tropeços consecutivos no Brasileirão — foi o segundo, já que na rodada anterior perdeu para o Mirassol por 5 a 1, no interior paulista. 

As estatísticas da vitória do Cruzeiro sobre o Bahia
As estatísticas da vitória do Cruzeiro sobre o BahiaOpta by Stats Perform

Veja como foi Bahia 1 x 2 Cruzeiro

Igualdade no primeiro tempo

Foi um primeiro tempo mais pegado, com o Bahia tendo o controle da posse de bola e o Cruzeiro buscando espetar com o seu contra-ataque letal já conhecido. Sanabria foi um dos grandes nomes, colocando muita pressão sobre William pelo flanco esquerdo. As duas equipes tiveram oportunidades, mas o placar se manteve em pé de igualdade na saída para o vestiário. 

Matheus Pereira deixa marcação para trás em duelo com o Bahia
Matheus Pereira deixa marcação para trás em duelo com o BahiaMauricio Simões/Cruzeiro

Só golaços e o poder decisivo de Gabigol

As emoções ficaram reservadas para a etapa final, onde os gols finalmente deram as caras na Fonte Nova. Aos 20 minutos, o Tricolor de Aço abriu o placar em um petardo de Jean Lucas, que finalizou da intermediária e Cássio nada pôde fazer. 

Jean Lucas inaugurou o marcador na Fonte Nova
Jean Lucas inaugurou o marcador na Fonte NovaMaurício José / AGIF / AGIF via AFP

Mas o Cruzeiro não se abateu e foi buscar a virada com alterações precisas do técnico Leonardo Jardim, que reforçou o poder ofensivo com pontas velozes e a presença de Gabigol

Aos 31 minutos, Matheus Pereira fez uma jogada espetacular, aplicando uma caneta e passando por dois marcadores para finalizar na trave de Ronaldo. Na sobra, Sinisterra, uma das apostas de Jardim, apareceu para finalizar e empatar o jogo. O primeiro gol dele com a camisa do Cruzeiro. 

Gabigol é abraçado por Leonardo Jardim após marcar na vitória celeste
Gabigol é abraçado por Leonardo Jardim após marcar na vitória celesteJHONY PINHO / AGIF / AGIF via AFP

Aos 40 minutos foi a vez de Gabigol encerrar o jejum de nove jogos sem marcar. O camisa 9 do Cruzeiro arriscou um chutaço do meia da rua e mandou no ângulo, decretando uma virada espetacular da Raposa. 

Próximos jogos

O Bahia volta a campo no próximo sábado (20), quando visita o Ceará, às 18h30, no Castelão. O Cruzeiro recebe o Red Bull Bragantino um dia depois, no domingo (21), às 20h30, no Mineirão. Ambos os jogos serão pela 24ª rodada da Série A do Brasileirão. 

As notas dos jogadores titulares de Bahia e Cruzeiro na partida
As notas dos jogadores titulares de Bahia e Cruzeiro na partidaFlashscore