A vitória teve sabor especial para o Santos, que conseguiu o gol no fim e deixou o Z4. Com o resultado, o Peixe chegou a 12 pontos, ultrapassando o Fortaleza, que permanece com 11 e agora ocupa a 18ª posição. O Alvinegro Praiano respira mais aliviado após conquistar apenas uma vitória nas últimas 9 partidas em todas as competições. Na retomada do Brasileirão, em julho, o time santista recebe o Palmeiras.
Veja a classificação atualizada pelo Brasileirão
O resultado foi desastroso para o Fortaleza, especialmente pelo contexto do confronto. Com o revés, o Leão do Pici permaneceu na zona de rebaixamento e aumentou a sequência negativa: já são 8 partidas sem vencer em todas as competições. Após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, o time de Juan Pablo Vojvoda retorna aos gramados em clássico contra o Ceará.
Peixe eficiente
O primeiro tempo viu um Santos eficiente abrir 2 a 0 no placar, mesmo com o Fortaleza melhor em campo. O Laion teve mais a posse de bola e pressionou o adversário. Na melhor chance criada, Deyverson acertou o travessão.

O Santos, por sua vez, foi letal nas poucas vezes em que chegou ao ataque. Logo na primeira investida, Álvaro Barreal marcou após passe de Rollheiser. Nos minutos finais da etapa inicial, Guilherme recebeu assistência de Tiquinho Soares e fez o segundo gol.
Etapa final maluca
Em desvantagem dentro de casa e afundado na zona de rebaixamento, o Fortaleza iniciou a reação após mexidas no começo do segundo tempo. Em uma sequência insana, o Leão do Pici teve dois pênaltis marcados para si em três minutos. Yago Pikachu converteu os dois e recolocou sua equipe na partida.

Apesar do embalo do time da casa e a quase virada em alguns momentos, o Santos resistiu e arrancou a vitória no fim. Benjamin Rollheiser acertou chute no canto de João Ricardo e tirou o Peixe da zona de rebaixamento.