Por trás do bom desempenho do Mirassol, estão números que comprovam a posição na tabela de classificação.
Confira a classificação do Brasileirão
Com ajuda da Opta, parceira do Flashscore, apresentamos alguns dados que indicam o equilíbrio do time comandado pelo técnico Rafael Guanaes, que consegue superar números não tão positivos como ser o penúltimo time com mais posse de bola, com média de 43,3%.
Este dado mostra que, quando tem a bola, o Leão consegue potencializar suas ações. Em termos ofensivos, o Mirassol tem o terceiro melhor ataque da competição, com 18 gols, ao lado do Red Bull Bragantino - 3° colocado e outra grande surpesa do torneio. A dupla do interior paulista fica atrás apenas do líder Flamengo e do vice-líder Cruzeiro.
Quando busca o gol adversário, o Mirassol costuma ir bem. Apesar de ser apenas o 15° que mais chuta a gol e o 10° que mais acerta o alvo, a conversão em gols nestas tentativas coloca o time em segundo lugar (11,8%% de aproveitamento), atrás apenas do líder Flamengo.
"O que mais tem me agradado é a postura do time, mantendo sempre a ideia de pressionar o adversário, sabendo os momentos de se aproximar e envolver o outro lado. A equipe tem se portado bem, mostrado coragem diante de gigantes e temos conseguido nivelar as forças. Fora das quatro linhas, somos inferiores, mas futebol é dentro de campo. Estamos tendo convicção no que precisa ser feito e isso tem nos ajudado, mesmo sabendo que, muitas vezes, não podemos controlar os resultados", afirma o técnico Rafael Guanaes, após empate de 1 a 1, contra o Palmeiras, fora de casa, nesta quarta-feira (16).

Defesa bem postada
Em termos defensivos, o Mirassol ficou sem sofrer gols em apenas dois jogos, mas tem a 3ª melhor taxa de desarmes da competição, com 67% de aproveitamento. O time é o 2° que menos comete faltas no torneio, com 153, e o 5° que mais realiza interceptações, com 112, mostrando a boa capacidade de marcação.
Em termos individuais, o meio-campo Danielzinho é o 10° com mais passes bem-sucedidos no último terço do campo, com 140 ações e o 15° em passes certos em todo o campeonato. Danielzinho soma 22 desarmes, um a mais que o lateral-direito Lucas Ramon, que possui o melhor aproveitamento do time neste quesito, com um a mais.
No sábado (19), o Mirassol recebe o Santos em confronto direto de times que estão muito perto na classificação.