O Rubro-Negro venceu o Vitória por 2 a 1 no Barradão, pela 3ª rodada, graças a um pênalti defendido por Rossi na etapa final.
Filipe Luís destacou a dificuldade em manter a posse e controlar o ritmo da partida, comparando o duelo com confrontos anteriores em Salvador.
"Saio daqui hoje com uma sensação parecida com a do ano passado. Uma vitória difícil. Nossa equipe perdeu muitas bolas, não conseguimos sair do nosso campo", disse o treinador na coletiva.
“Tomamos o gol no nosso melhor momento do jogo, dominando e controlando as ações. Em um erro nosso, acabamos tomando um gol, ficou um jogo muito aberto. Ganhar era super importante, muito mais fácil corrigir ganhando do que perdendo. Temos muito caminho para percorrer", acrescentou.
Veja a classificação do Brasileirão
Um dos problemas centrais tem sido a vulnerabilidade defensiva, já que o Rubro-Negro foi vazado em quase todas as partidas da temporada até agora. Para o comandante, a solução não passa apenas pela linha de zaga, mas pela forma como o time se comporta com a bola para evitar transições perigosas dos adversários.
"Na fase defensiva, por tomar gols, a gente culpa a defesa, mas eu não consigo separar. Vai conectado junto com o ataque, com o nosso modelo de jogo, com todas as fases do jogo, mas também passa muito pela questão de controlar o jogo com bola. Não estamos conseguindo controlar o jogo com bola como gostaríamos. Não é só o sistema defensivo, é o todo que acaba estourando sempre na fase defensiva", explicou o técnico.
"O gol e o pênalti vieram de erros técnicos e contra-ataques. Estamos sofrendo com transições e, nesse aspecto, temos que melhorar", afirmou.
Além das questões táticas, Filipe Luís ressaltou o nível de competitividade da Série A e as adversidades externas encontradas durante a competição: "O Campeonato Brasileiro é o campeonato mais difícil, onde tem mais desafio. Todas as equipes dificultam, os gramados são diferentes, com sintéticos e alguns ruins, o de hoje estava péssimo. Tem oito, dez equipes competindo pelo título. Temos que melhorar jogo a jogo e seguir competindo."
Com quatro pontos somados no Brasileirão, o Flamengo agora faz uma pausa no torneio nacional para focar no clássico contra o Botafogo, domingo, no Nilton Santos, válido pelas quartas de final do Campeonato Carioca.
