O resultado é muito decepcionante para o Flamengo, que mantém a liderança do Brasileirão, mas perdeu parte da vantagem para os perseguidores. Antes do duelo entre Corinthians e Palmeiras, o Rubro-Negro está 3 pontos à frente do Cruzeiro, atual 2º colocado, e possui um jogo a menos. Muito forte em casa, o time de Filipe Luís não perdia ponto no Maracanã desde maio, quando empatou com o Botafogo.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
O Grêmio, na outra ponta da classificação, arrancou um ponto heroico contra o líder do campeonato fora de casa. O Tricolor Gaúcho chegou aos 25 pontos e abriu 6 pontos em relação ao Vasco, atual 17ª colocado e que ainda joga na rodada.
Os dois times voltam a atuar após a Data FIFA, pela 23ª rodada do Brasileirão. O Flamengo visita o Juventude em 14 de setembro; o Grêmio recebe o Mirassol no dia anterior.

Quem não faz, leva
Como era de se esperar, o Flamengo dominou o jogo no Maracanã e poderia ter saído com uma vitória tranquila. No primeiro tempo, não houve aquele volume avassalador do time de Filipe Luís. Na pratica, ocorreram duas chances claras de gol. Ambas foram finalizadas por Pedro e salvas por Tiago Volpi e Noriega em cima da linha.

Após o intervalo, o Flamengo voltou em ritmo acelerado e conseguiu abrir o placar após contra-ataque mal sucedido do Grêmio. Arrascaeta recebeu com liberdade na frente da área e finalizou com estilo para fazer 1 a 0. Mesmo depois de sair à frente, o Rubro-Negro continuou em cima e parecia fadado a aumentar a vantagem diante de um Imortal que não ameaçava.
Tudo caminhava como o roteiro previa até os 37 minutos do segundo tempo. Em uma rara subida do Tricolor Gaúcho, Pavón provocou um toque de mão na bola de Ayrton Lucas e o juiz assinalou o pênalti. O goleiro Tiago Volpi foi para a bola e marcou o seu primeiro gol com bola rolando pelo Grêmio. Com o empate inesperado, o Flamengo se lançou para um abafa, mas não conseguiu voltar a balançar a rede.