Vice-líder, o Flamengo se recuperou dos dois jogos sem vitória (1E, 1D) e segue três pontos atrás do Palmeiras (61 a 58). O próximo adversário é justamente o Verdão, no domingo (19), às 16h, em decisão no Maracanã. O Rubro-Negro não pode ultrapassar o adversário porque tem duas vitórias a menos.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Já o Botafogo sofreu a segunda derrota seguida, distanciou-se do G4 e ampliou a pressão sobre o técnico Davide Ancelotti. O Alvinegro está em 5º lugar, com 43 pontos, e pode ver o Mirassol (4º) abrir seis de vantagem. Além disso, o Bahia tem a chance de ultrapassar os cariocas nesta quinta (16).
O pior revés para o Flamengo no Nilton Santos concluiu um ano infeliz para o Botafogo no clássico: três derrotas, um empate e nenhuma vitória. O Glorioso vai buscar a recuperação na visita ao Ceará, no domingo, às 18h30.

Pedro desequilibra
O placar dilatado dá uma falsa impressão sobre um clássico cujo diferencial foi a eficiência do Flamengo. E essa eficiência atendeu pelo nome de Pedro. Em um primeiro tempo no qual o Fla dominou a posse e criou poucas chances, o camisa 9 aproveitou a que teve aos 40 minutos, com ótimo passe de Arrascaeta.
Veja todos os detalhes de Botafogo 0x3 Flamengo
O Botafogo, que assustou em contra-ataques na primeira etapa, voltou melhor do intervalo e chegou perto do empate. Arthur Cabral teve uma grande chance e desperdiçou. Do outro lado, não houve perdão. Aos 25, Pedro clareou a jogada na área com um toque cheio de categoria para Luiz Araújo ampliar.

Plata marca logo depois de entrar
A noite de Pedro foi tão iluminada que até sua substituição ajudou o Flamengo. O centroavante saiu aos 34 do segundo tempo e deu lugar a Gonzalo Plata. No minuto seguinte, Carrascal roubou a bola no campo de ataque e cruzou para o equatoriano, sozinho, sacramentar a vitória rubro-negra.

Placar histórico
A vitória por 3 a 0 foi a maior do Flamengo sobre o Botafogo na história do estádio Nilton Santos. O recorde pertencia ao triunfo por 3 a 1 em 2022, pelo Campeonato Carioca. O Alvinegro nunca havia sofrido uma goleada para o rival em seu estádio.
