Mais

Flamengo vence, iguala pontuação do Palmeiras e acirra briga pelo título do Brasileirão

Arrascaeta abriu o placar no Maraca
Arrascaeta abriu o placar no MaracaAdriano Fontes/Flamengo

O Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 2 neste domingo (19), no Maracanã, pela 29ª rodada da Série A do Brasileirão. Arrascaeta abriu o placar após bela assistência de Pedro, mas Vitor Roque empatou de cabeça. Ainda no primeiro tempo, o Rubro-Negro retomou o controle da partida com gols de Jorginho, em cobrança de pênalti, e do próprio Pedro. Na etapa final, Gustavo Gómez diminuiu nos acréscimos.

O resultado embolou novamente o Brasileirão, acirrando a briga pelo topo da tabela. O Palmeiras ainda permanece na ponta, com 61 pontos, mas o Flamengo igualou a pontuação do adversário paulista.

Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore 

O que sustenta a liderança do Verdão é o número de vitórias — 19 da equipe paulista contra 18 do Mengão. Ambos os times possuem ainda um jogo a menos no torneio. Em terceiro, com 56 pontos, o Cruzeiro corre por fora na disputa. 

O triunfo do Flamengo ampliou a hegemonia que a equipe da casa carrega sobre o Palmeiras em confrontos no Maracanã. O Verdão não vence o Rubro-Negro no icônico estádio nacional desde 2015. Já são seis vitórias flameguistas e quatro empates neste período. 

Essa foi a segunda vitória consecutiva do Flamengo no torneio nacional após a derrota para Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 27ª rodada. 

O Palmeiras, por sua vez, viu uma série de quatro vitórias consecutivas se encerrar no Brasileirão, a última um implacável 5 a 1 sobre o Red Bull Bragantino

As estatísticas da vitória do Flamengo sobre o Palmeiras
As estatísticas da vitória do Flamengo sobre o PalmeirasOpta by Stats Perform

Veja como foi Flamengo 3 x 2 Palmeiras

Palmeiras reclama de pênalti

O clima bélico criado nos bastidores do confronto deste domingo, tratado como uma decisão do Brasileirão, aumentou a tensão e o nervosismo no gramado do Maracanã.

A arbitragem de Wilton Pereira Sampaio tornou-se protagonista, a começar por um pênalti reclamado pelo Palmeiras em empurrão de Jorginho no zagueiro Gustavo Gómez dentro da área. O lance ocorreu aos dois minutos. 

Toma lá, dá cá

O Flamengo abriu o placar em ligação de Rossi com Pedro. O camisa 9 fez o pivô, girou em cima de Bruno Fuchs e deu um belo passe para Arrascaeta abrir o placar, tocando na saída de Carlos Miguel. 

A movimentação de Arrascaeta contra o Palmeiras
A movimentação de Arrascaeta contra o PalmeirasOpta by Stats Perform

O Palmeiras conseguiu igualar o jogo rapidamente, contando com uma bobeada do Flamengo. Léo Ortiz, com uma lesão no tornozelo, deixou o campo e Filipe Luís não agiu rapidamente para promover a entrada de Danilo. Com um a mais, o Verdão foi para o ataque e Vitor Roque, após cruzamento de Khellven, marcou de cabeça. 

Flamengo não perdoa falhas e mais polêmica

O Palmeiras seguia melhor na partida, mas o Flamengo mostrou-se letal para construir a vitória ainda no primeiro tempo. Não demorou para que o time da casa retomasse a vantagem em outro lance questionado pelos jogadores do time paulista. 

Pedro participou de todos os gols e foi o grande destaque da partida
Pedro participou de todos os gols e foi o grande destaque da partidaFlamengo/X/Reprodução

Bruno Fuchs reclamou que foi empurrado por Pedro. Na sequência do lance, o atacante recebeu na frente e o zagueiro do Palmeiras calçou o adversário dentro da área. A marcação do pênalti deixou Abel Ferreira furioso, especialmente após rever o lance no banco de reservas. 

Mesmo assim, Wilton manteve a sinalização e Jorginho não titubeou. Com frieza, o veterano deslocou Carlos Miguel e fez o segundo. 

Três minutos depois, o Rubro-Negro ampliou a vantagem em vacilo de Aníbal Moreno. Pedro desarmou o argentino, arrancou para a área e completou sua grande atuação na partida fazendo o terceiro do Mengão. 

O desempenho de Pedro contra o Palmeiras
O desempenho de Pedro contra o PalmeirasOpta by Stats Perform/Foto por Flamengo/X/Reprodução

Gustavo Gómez marca, mas Fla segura vitória 

O Palmeiras voltou melhor para a segunda etapa, com Vitor Roque assustando Rossi em chutaço que explodiu no travessão. Mas o Flamengo passou a controlar a partida, "cozinhando" o rival paulista, que não obteve tantas chances claras de diminuir a diferença. 

Carrascal, que entrou no segundo tempo, trouxe mais ousadia ofensiva ao Flamengo, puxando as melhores jogadas da equipe. O Palmeiras até chegou a marcar com Gustavo Gómez nos acréscimos, mas não havia mais tempo para buscar o empate e a vitória do Rubro-Negro foi confirmada. 

Partida no Maracanã foi marcada pelo equilíbrio
Partida no Maracanã foi marcada pelo equilíbrioOpta by Stats Perform

Próximos jogos 

As duas equipes voltarão suas atenções para as semifinais da Copa Libertadores. Na quarta-feira (22), o Flamengo recebe o Racing-ARG, no Maracanã, às 21h30. Já na quinta-feira (23), o Palmeiras visita a LDU, em Quito, às 21h30 (de Brasília). 

As notas dos jogadores titulares de Flamengo e Palmeiras
As notas dos jogadores titulares de Flamengo e PalmeirasFlashscore