O resultado embolou novamente o Brasileirão, acirrando a briga pelo topo da tabela. O Palmeiras ainda permanece na ponta, com 61 pontos, mas o Flamengo igualou a pontuação do adversário paulista.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
O que sustenta a liderança do Verdão é o número de vitórias — 19 da equipe paulista contra 18 do Mengão. Ambos os times possuem ainda um jogo a menos no torneio. Em terceiro, com 56 pontos, o Cruzeiro corre por fora na disputa.
O triunfo do Flamengo ampliou a hegemonia que a equipe da casa carrega sobre o Palmeiras em confrontos no Maracanã. O Verdão não vence o Rubro-Negro no icônico estádio nacional desde 2015. Já são seis vitórias flameguistas e quatro empates neste período.
Essa foi a segunda vitória consecutiva do Flamengo no torneio nacional após a derrota para Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 27ª rodada.
O Palmeiras, por sua vez, viu uma série de quatro vitórias consecutivas se encerrar no Brasileirão, a última um implacável 5 a 1 sobre o Red Bull Bragantino.

Veja como foi Flamengo 3 x 2 Palmeiras
Palmeiras reclama de pênalti
O clima bélico criado nos bastidores do confronto deste domingo, tratado como uma decisão do Brasileirão, aumentou a tensão e o nervosismo no gramado do Maracanã.
A arbitragem de Wilton Pereira Sampaio tornou-se protagonista, a começar por um pênalti reclamado pelo Palmeiras em empurrão de Jorginho no zagueiro Gustavo Gómez dentro da área. O lance ocorreu aos dois minutos.
Toma lá, dá cá
O Flamengo abriu o placar em ligação de Rossi com Pedro. O camisa 9 fez o pivô, girou em cima de Bruno Fuchs e deu um belo passe para Arrascaeta abrir o placar, tocando na saída de Carlos Miguel.

O Palmeiras conseguiu igualar o jogo rapidamente, contando com uma bobeada do Flamengo. Léo Ortiz, com uma lesão no tornozelo, deixou o campo e Filipe Luís não agiu rapidamente para promover a entrada de Danilo. Com um a mais, o Verdão foi para o ataque e Vitor Roque, após cruzamento de Khellven, marcou de cabeça.
Flamengo não perdoa falhas e mais polêmica
O Palmeiras seguia melhor na partida, mas o Flamengo mostrou-se letal para construir a vitória ainda no primeiro tempo. Não demorou para que o time da casa retomasse a vantagem em outro lance questionado pelos jogadores do time paulista.

Bruno Fuchs reclamou que foi empurrado por Pedro. Na sequência do lance, o atacante recebeu na frente e o zagueiro do Palmeiras calçou o adversário dentro da área. A marcação do pênalti deixou Abel Ferreira furioso, especialmente após rever o lance no banco de reservas.
Mesmo assim, Wilton manteve a sinalização e Jorginho não titubeou. Com frieza, o veterano deslocou Carlos Miguel e fez o segundo.
Três minutos depois, o Rubro-Negro ampliou a vantagem em vacilo de Aníbal Moreno. Pedro desarmou o argentino, arrancou para a área e completou sua grande atuação na partida fazendo o terceiro do Mengão.

Gustavo Gómez marca, mas Fla segura vitória
O Palmeiras voltou melhor para a segunda etapa, com Vitor Roque assustando Rossi em chutaço que explodiu no travessão. Mas o Flamengo passou a controlar a partida, "cozinhando" o rival paulista, que não obteve tantas chances claras de diminuir a diferença.
Carrascal, que entrou no segundo tempo, trouxe mais ousadia ofensiva ao Flamengo, puxando as melhores jogadas da equipe. O Palmeiras até chegou a marcar com Gustavo Gómez nos acréscimos, mas não havia mais tempo para buscar o empate e a vitória do Rubro-Negro foi confirmada.

Próximos jogos
As duas equipes voltarão suas atenções para as semifinais da Copa Libertadores. Na quarta-feira (22), o Flamengo recebe o Racing-ARG, no Maracanã, às 21h30. Já na quinta-feira (23), o Palmeiras visita a LDU, em Quito, às 21h30 (de Brasília).
