Fluminense goleia São Paulo de forma histórica e se garante na Libertadores 2026

O Fluminense teve uma grande atuação no Maracanã
O Fluminense teve uma grande atuação no MaracanãLucas Merçon/Fluminense F.C.

O Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0 nesta quinta-feira (27), pela 36ª rodada do Brasileirão, no Maracanã. No duelo de tricolores no Rio de Janeiro, basicamente só um deles entrou em campo e foi o lado carioca da partida. O time comandado por Luis Zubeldía foi implacável e garantiu a vitória antes dos 25 minutos de bola rolando. Os gols foram marcados por Agustín Canobbio (duas vezes), Martinelli, Nonato, John Kennedy e Kevin Serna.

A goleada convincente garantiu o Fluminense na próxima Libertadores e colocou a equipe momentaneamente no G5, que vale vaga na fase de grupos da competição continental. Além disso, o ótimo triunfo ampliou a sequência positiva da equipe, que está sem perder há cinco jogos e só sofreu um gol neste recorte. Essa também foi a maior vitória da história do cofronto entre tricolores para o lado carioca.

Veja a classificação atualizada do Brasileirão

Do lado do São Paulo, a derrota sem reação se explica muito pelos 15 desfalques que Hernán Crespo teve na escalação, mas também por uma apatia imensa do elenco. O revés de uma equipe esfacelada pode deixar sequelas na classificação. Caso o Corinthians vença o Botafogo no domingo (30), o clube do Morumbi perderá a 8ª colocação, fundamental para sonhar com uma futura vaga na Libertadores.

Os dois times voltam a jogar no próximo meio de semana, já pela penúltima rodada do Brasileirão. O Fluminense visita o Grêmio na terça-feira (2); o São Paulo recebe o Internacional na quarta-feira (3).

Os números de Fluminense 6x0 São Paulo
Os números de Fluminense 6x0 São PauloOpta by StatsPerform

3 gols em 25 minutos

O que se viu no primeiro tempo no Maracanã foi um dos maiores domínios deste Brasileirão. Diante de um adversário fragilizado por desfalques, o Fluminense teve uma atuação agressiva e abriu o placar rapidamente. Samuel Xavier acertou cruzamento na mão de Alan Franco e o juiz assinalou o pênalti com ajuda do VAR. Agustín Canobbio soltou uma bomba e abriu o caminho da vitória.

À frente no placar, o Flu se soltou e passou a jogar de forma impecável. Em nova descida, Samuel Xavier encontrou Everaldo na área, a bola desviou em Ferraresi após cabeceio e Martinelli ampliou no rebote. De fato em outro ritmo pelas pontas, o Tricolor Carioca empilhava chances diante de um São Paulo atônito. Não demorou para o terceiro sair, em bela jogada de Nonato pelo lado esquerdo.

A torcida do Fluzão viveu uma grande noite no Maracanã
A torcida do Fluzão viveu uma grande noite no MaracanãLucas Merçon/Fluminense F.C.

Antes do intervalo, o Flu ainda teve pelo menos duas ótimas oportunidades de transformar o placar em goleada. Na primeira, Serna parou em uma boa defesa de Young. Na segunda, Canobbio acertou o travessão.

O Fluminense foi muito superior ao São Paulo
O Fluminense foi muito superior ao São PauloLucas Merçon/Fluminense F.C.

Virou goleada

Com a confortável vantagem construída no primeiro tempo, o Fluminense voltou do intervalo desenhado para explorar contra-ataques e criou mais chances que o São Paulo. Martinelli ficou próximo, Kevin Serna parou em grande defesa de Young, mas foram John Kennedy, Agustín Canobbio e Kevin Serna quem marcaram. Do lado paulista, Hernán Crespo até provocou algumas mexidas, mas nada que fizesse os visitantes terem alguma contundência ofensiva ou consistência defensiva.

John Kennedy encerrou jejum na goleada contra o São Paulo
John Kennedy encerrou jejum na goleada contra o São PauloLucas Merçon/Fluminense F.C.

Veja todos os detalhes de Fluminense 6x0 São Paulo