Com o resultado, o Fluminense sobe para a 8ª posição, chegando aos 27 pontos, a um do G6. Essa diferença ainda pode aumentar ao final da rodada, que se encerra na segunda-feira. O Fortaleza é o 18° colocado, com 15 pontos, dentro do Z4. A partida marcou recorde histórico de jogos do goleiro Fábio.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
O time carioca chegou ao sexto de invencibilidade na temporada (4V e 2E), fazendo o Laion amargar o quinto jogo sem vencer (3D e 2E). Os cearenses vivem péssima fase, vencendo apenas um dos últimos 16 confrontos (10D e 5E).
O colombiano Serna teve boa atuação, sendo decisivo ao participar diretamente dos dois gols da vitória. Ele terminou o duelo com a nota 8,5 a maior entre todos os jogadores, segundo os critérios do Flashscore.
No meio de semana, o Fluminense entra em campo pela Sul-Americana. Na terça-feira (19), o Tricolor recebe o América de Cali-COL, em duelo de volta das oitavas de final. Na ida, o Flu venceu por 2 a 1, jogando pelo empate para se classificar. Pelo Brasileirão, o próximo jogo é contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, no sábado (23).
O Fortaleza, na terça-feira, visita o Velez Sarsfield-ARG na volta das oitavas da Libertadores após empate sem gols em casa. Na Série A, o jogo seguinte será em casa, no domingo (24), contra o Mirassol.
Veja os detalhes de Fluminense x Fortaleza

Um toque basta
O Fluminense abriu o placar logo aos 9 minutos para já começar a pressionar o Laion. Serna fez boa jogada individual pela direita, indo na linha de fundo antes de cruzar para Cano. O argentino, bem ao seu estilo, precisou de apenas um toque na bola para inaugurar o marcador.

O Fortaleza chegou a assustar com Herrera antes de ter um gol anulado por toque de mão de Kervin Andrade. O time nordestino pouco incomodou além destes lances.
No segundo tempo, Serna voltou a aprontar pra cima da defesa adversária, agora pelo lado esquerdo. O lance foi similar, levando a melhor pra cima da marcação e usando a profundidade para fazer cruzamento preciso.
Agora, foi a vez de Canobbio escorar para dobrar a vantagem e deixar o Fortaleza em situação complicada na partida. Aos 27, o Laion descontou com Breno Lopes após boa jogada de Allanzinho, que tinha acabado de entrar. A diferença mínima trouxe certa dose de apreensão, com o Flu precisando redobrar a atenção para não ser surpreendido e confirmar a vitória.
