O ótimo resultado em Porto Alegre rendeu ao Fluminense a volta ao G5. O Tricolor Carioca chegou aos 61 pontos, ultrapassou o Botafogo e voltou a estar no grupo que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Porém, para depender só de si na última rodada, terá que secar o rival contra o Cruzeiro na quinta-feira (4). O time de Luis Zubeldía alcançou a sexta partida consecutiva sem perder.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
Depois da boa vitória sobre o Palmeiras, o Grêmio voltou a mostrar a irregularidade no Brasileirão e perdeu mais uma vez, a 15ª derrota na competição. Com 46 pontos, o Imortal praticamente perdeu qualquer chance de G8 e ainda não se livrou matematicamente do rebaixamento, mesmo que o risco seja irrisório. O time de Mano Menezes só conseguiu duas vitórias consecutivas uma vez nesta Série A.
Os dois times voltam a jogar no domingo (7), pela última rodada do Brasileirão. O Fluminense recebe o Bahia no Maracanã; o Grêmio visita o Sport na Ilha do Retiro.

Velho conhecido
O duelo de tricolores foi equilibrado e bem aberto, sem grandes preocupações defensivas. Com a bola rolando, o Fluminense não se abalou pelo status de visitante e atacou o Grêmio. Aos 18 minutos, após assistência de Kevin Serna e falha de Tiago Volpi, Yeferson Soteldo completou para o gol vazio e aplicou a Lei do Ex. O venezuelano não marcava há mais de 400 dias, quando atuava justamente pelo Imortal.
O Grêmio também atacou, mas parou na falta de pontaria e em Fábio. Quando superou os dois obstáculos, em gol marcado por André Henrique, o problema foi a posição de impedimento. Após revisão do VAR, as linhas traçadas apontaram que estava ligeiramente à frente da zaga.

Emoção até o fim
O segundo tempo manteve a animação da primeira metade e o Grêmio voltou ameaçando um empate. Mas, quando ele parecia próximo, o Fluminense escapou com eficiência e colocou Soteldo na condição de legislar mais uma vez. O camisa 7 balançou a rede e dobrou a vantagem. Porém, no lance seguinte, André Henrique conseguiu balançar a rede após escanteio e trouxe emoção ao duelo.

O restante da partida foi das duas equipes buscando marcar e colocando um certo drama no ar. O Flu quase ampliou com Kevin Serna e o Grêmio acertou a trave em bomba e exigiu grande defesa de Fábio, ambas em finalizações de Edenílson. Ao fim, os cariocas asseguraram a importante vitória.
