"Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo extremamente vitorioso", explicou o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.
Acompanhe as notícias do mercado da bola
"Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais. E conquistou também o carinho do torcedor, com seriedade, ética e trabalho. Porém, o futebol exige decisões difíceis. Entendemos que é o momento de promover uma mudança necessária", acrescentou.
Vojvoda deixa o Fortaleza após 310 jogos, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas — 55% de aproveitamento. O argentino conquistou o tricampeonato cearense (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024). O treinador estava no clube há mais de quatro anos, desde maio de 2021.
"Tudo tem hora de começar e hora de encerrar. A partir de agora vamos buscar um novo comando, com perfil vencedor, que comece um ciclo vitorioso aqui no clube também. Começamos os contatos, e esperamos em breve poder anunciar o novo treinador", informou o diretor de futebol, Sérgio Papellin.
A derrota para o Ceará foi a sexta seguida do Fortaleza. O time vinha de eliminação nas quartas de final da Copa do Nordeste, para o Bahia, na última quarta (9). O Laion está na zona de rebaixamento do Brasileirão, em 18º lugar, com 10 pontos em 13 jogos.
Em nota de agradecimento, o Fortaleza classificou Vojvoda como "o maior técnico da história" do clube. O Laion enalteceu os feitos do treinador, com destaque para as três participações na Libertadores e o vice da Copa Sul-Americana, em 2023, além da presença no G4 em dois Campeonatos Brasileiros.
"Muito mais que títulos e campanhas, o Pici viu um profissional humano, respeitoso e leal à Instituição Fortaleza Esporte Clube. O Tricolor de Aço agradece profundamente todo legado, amor, respeito e lealdade de Juan Pablo Vojvoda à Instituição e à Nação Tricolor", declarou o clube.

Além de Vojvoda, estão de saída os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini.
O Fortaleza não atua no meio de semana porque o jogo contra o Grêmio foi adiado pela participação dos gaúchos nos playoffs da Copa Sul-Americana. O Laion volta a campo no sábado (19) para o duelo contra o Bahia, no Castelão, pela 15ª rodada do Brasileirão.