"A escolha do Renato Paiva atende alguns critérios: primeiro, é um treinador que tem muito conteúdo, de uma escola muito boa de futebol, que tem um método de trabalho, variação de treinamentos, de forma de jogar, um profissional que, de fato, tem conteúdo e repertório de trabalho. O fato dele conhecer o futebol brasileiro foi muito importante também", disse o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.
Acompanhe as notícias do mercado da bola
"O fato dele ter trabalhado no Nordeste foi um fator também que teve uma influência, já conhece a região, o clima das cidades, um pouco da logística que é mais distante e o calor do povo nordestino. Um treinador que estava atuando no mais alto nível, na primeira prateleira, que foi o Mundial de Clubes, onde o Botafogo fez uma boa campanha", completou.
Renato Paiva vai realizar o primeiro treino com o elenco no Centro de Excelência Alcides Santos nesta quinta. O técnico substitui Juan Pablo Vojvoda depois do Tricolor de Aço chegar a nove partidas sem vencer e estagnar no Z4 do Brasileirão.
"Nós o contratamos principalmente pelo conhecimento, é um cara muito estudioso. Um treinador que conhece muito a parte tática também. Um técnico em que o jogador tem respeito, pelo nome e grandeza, então vamos torcer para que ele faça o grande trabalho aqui e que conquiste títulos", disse o diretor de Futebol, Sérgio Papellin.

Novo capítulo no Brasil
O português vai comandar seu terceiro clube brasileiro, com passagem pelo Bahia, em 2023, e um título do Campeonato Baiano. Renato Paiva já foi técnico do Toluca e León, do México, além de Independiente del Valle, do Equador, e Benfica, de Portugal.
"Tenho que valorizar que, desde o primeiro contato, ele se mostrou interessado, ele acredita no projeto do Fortaleza, acredita que é um clube que dá tempo de trabalhar seus treinadores, um clube que vem crescendo, que tem a organização como um dos pilares", afirmou o CEO, Marcelo Paz.
"Somados a esses fatores, entendemos que foi uma boa escolha para seguir o nosso trabalho e atingir os objetivos da temporada para recuperar o melhor futebol que o Fortaleza tem", finalizou.