Santos e Atlético Nacional, da Colômbia, também estão confirmados ao lado do Fortaleza, que terá a chance de divulgar sua marca fora do país.
"É mais um marco em nossa história, algo que nos dá orgulho e que vai ampliar nossa marca. Os Estados Unidos são um país que adora esporte e os olhos do futebol estão voltados para lá, sede da Copa do Mundo de 2026.
Outros brasileiros já tiveram esta experiência, é algo grandioso, mais um passo de ineditismo em nossa caminhada que nos enche de orgulho", comenta Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, em entrevista exclusiva ao Flashscore durante a Confut Nordeste, que acontece na capital cearense até esta sexta-feira (22).
O clube cearense já tem vaga garantida na Libertadores de 2025, ocupando atualmente a 3ª posição do Brasileirão, a seis pontos do líder Botafogo, faltando cinco rodadas para o fim da temporada. Em 2021, o Laion terminou o Brasileirão dentro do G4, cravando vaga na Libertadores, que contou com sua presença nos dois anos seguintes. Em 2023, o time bateu na trave ao perder a final da Sul-Americana para a LDU, resultados que cravaram o nome do clube no cenário continental.
Para o dirigente, mais importante que possíveis receitas que virão do intercâmbio, é a visibilidade que o clube ganha ao expor seu escudo em fronteiras internacionais.
"O maior destaque é participar, são coisas que não se compra. Fomos convidados, isso por si só é grandioso", reforça Paz.
Mais jogos em calendário enxuto
A presença do Fortaleza fora do país fará com que o clube precise reajustar seu calendário, costumeiramente já apertado antes das competições oficiais como Campeonato Cearense e Copa do Nordeste terem início. "O calendário é sempre um desafio, quando estamos em competições internacionais como nos últimos anos isso se intensifica. Mas faz parte.
"Eu vivi um tempo em que o calendário do Fortaleza ia somente até setembro, ficávamos sempre com o desejo de ter mais jogos até o final do ano e isso agora é uma realidade. Tudo isso requer mais investimento e precisamos viver e aproveitar isso, com cuidado e planejamento", conta. Em 2025, o calendário brasileiro sofrerá importante ajuste ao ser paralisado por um mês em virtude do Super Mundial de Clubes, novo torneio da FIFA.
O Flashscore é um dos parceiros da Confut Nordeste, que começou na última quarta e vai até esta sexta em Fortaleza. Durante os três dias, receberemos presidentes, diretores e outras figuras relevantes do futebol brasileiro.