Enquanto o Rubro-Negro carioca chega embalado por recordes recentes, o Leão da Barra tenta se segurar em sua atual solidez defensiva no Barradão para surpreender o favorito.
Siga Vitória x Flamengo em tempo real
Confira os principais dados históricos que cercam o duelo, compilados por nossa parceira Opta:

Fantasma da goleada histórica
O último encontro entre as duas equipes ainda está fresco na memória dos torcedores, mas por motivos opostos. O Flamengo aplicou um acachapante 8 a 0 sobre o Vitória, registrando a maior goleada da Série A desde 1984 (quando o Vasco venceu a Tuna Luso por 9 a 0).
Confira a tabela do Brasileirão
Aquele jogo foi o ápice de Samuel Lino com a camisa do Fla, que participou diretamente de cinco gols (dois gols e três assistências). Para se ter uma ideia do tamanho do feito, ele acumulou quase o mesmo número de participações em apenas 90 minutos do que nas 28 partidas seguintes que disputou (onde somou seis participações).
Invencibilidade carioca em Salvador
O Flamengo entra em campo defendendo uma hegemonia como visitante. O Urubu não perde para o Vitória fora de casa há seis partidas pela Série A (5 vitórias e 1 empate).
Esta é a maior sequência invicta da história do clube carioca visitando o Leão da Barra na competição nacional.

Arrascaeta em busca do centésimo
O meia Arrascaeta, que retorna ao time titular do Rubro-Negro nesta terça, tem um encontro marcado com a história. Ele está a apenas um gol de atingir a marca de 100 bolas na rede com a camisa do Flamengo.
O Vitória é uma vítima frequente do uruguaio: Arrascaeta marcou em todas as três partidas que disputou pelo Fla contra o time baiano, além de somar duas assistências nesses confrontos.
Gol mais rápido do Fla no Brasileiro
O gol mais rápido do Flamengo na história do Brasileirão foi marcado no Barradão por Lucas Paquetá, em um Flamengo x Vitória de 2018.
Paquetá, que deve estar em campo nesta terça, botou a bola na rede com 15 segundos de jogo.
A muralha do Barradão
Apesar do favoritismo flamenguista, o Vitória tem um trunfo importante: a força de sua casa. Somando os jogos da edição de 2025, o Leão não sofreu gols nos últimos cinco jogos como mandante na Série A (4 vitórias e 1 empate). Esta é a melhor sequência defensiva do clube em casa na era dos pontos corridos.
O driblador do Leão
O time baiano conta também com a habilidade do atacante Erick. Ele já completou sete dribles nestas duas rodadas iniciais do Brasileirão 2026, sendo o segundo jogador mais eficiente do torneio no fundamento.
Erick está atrás apenas de Mosquera, do Red Bull Bragantino, mas ao contrário do jogador do Massa Bruta, errou apenas 1 drible no Brasileirão até aqui.
