Na 13ª posição, o Grêmio chegou aos 40 pontos e abriu três para o Fluminense que, neste momento, é o primeiro time fora do Z4, com 37 pontos. O Juventude também subiu na tabela, possui um ponto a mais que o time carioca (38 a 37) e sabe, ao menos, que não entrará no Z4 nesta rodada, mesmo se for ultrapassado pelo Fluminense.
Confira a classificação do Brasileirão no Flashscore
Mas o Juventude deixou a Arena do Grêmio com aquele sentimento entalado no peito. Foi um resultado com sabor de derrota, tendo em vista que o time conseguiu a virada e ainda teve um pênalti desperdiçado por Gabriel Taliari.
A equipe de Caxias voltou a perder após quebrar uma sequência de seis jogos sem vitórias, com três derrotas consecutivas. Na última rodada, o Juventude derrotou o Bahia por 2 a 1.
Se o torcedor jaconero sentiu o jogo desta quarta, o mesmo se pode dizer dos gremistas. Mais uma vez o time encontrou dificuldades. O Tricolor completou o terceiro jogo sem vitórias, com dois empates e uma derrota nesta sequência.
O Grêmio segue sem deslanchar na competição e um resultado positivo poderia representar uma maior tranquilidade e a aproximação do pelotão que já vislumbra até uma batalha pela Libertadores. O que se viu foi totalmente o oposto disso, com a torcida não perdoando o desempenho e expressando a insatisfação com vaias na Arena. O Grêmio, de Renato Portaluppi, segue ameaçado pelo Z4.
Veja como foi Grêmio 2 x 2 Juventude

Grêmio não aproveita momento
Foi realmente um clássico dos desesperados. Nem mesmo a Arena do Grêmio tomada foi capaz de trazer inspiração ao Grêmio em um jogo decisivo para suas pretensões dentro da atual luta para se afastar do Z4.
O torcedor tricolor esperava um duelo mais tranquilo, ainda mais depois que Braithwaite recebeu um grande passe de Diego Costa e abriu o placar logo aos dois minutos.

Mas o Grêmio não aproveitou o momento e, pouco a pouco, o Juventude foi gostando do jogo. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Mandaca empatou a partida de cabeça, vencendo o goleiro gremista Marchesín.
Para evitar um vexame
Na segunda etapa, a situação ficou mais desconfortável para o Grêmio diante de seu torcedor. Aos seis minutos, Gustavo Martins e Dodi bateram cabeça, a bola sobrou para Mandaca, que deixou Lucas Barbosa cara a cara com Marchesín. Não teve perdão. O toque "nojento", de cobertura, deixou o Ju à frente no placar.

O time jaconeiro poderia ter feito o terceiro após Reinaldo cometer pênalti em Jadson. Mas Gabriel Taliari parou em Marchesín. Não existia mais técnica para o Grêmio conforme o tempo foi passando. O desespero era evidente, assim como a irritação da torcida. Aos 48 minitos, todavia, Cristaldo finalizou para a área, a bola desviou em João Lucas e morreu no fundo das redes do Juventude, evitando assim o vexame de um tropeço na Arena do Grêmio.
Próximos jogos
O Grêmio só volta a campo no dia 27, quarta-feira, quando enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, às 21h. O Juventude, por sua vez, entra em campo no sábado (23), às 19h30, contra o Cuiabá, no Alfredo Jaconi.
