Foi a primeira vitória dos tricolores em um Gre-Nal desde maio de 2023. O resultado encerrou uma sequência de oito clássicos de invencibilidade do Colorado (5V, 3E).
Confira a tabela do Brasileirão
Alan Patrick marcou os dois gols do Internacional cobrando pênalti. Poucos minutos depois de cada um deles, o Grêmio respondeu com cabeçadas de Carlos Vinicius e André Henrique. No segundo tempo, o garoto Alysson disparou em contra-ataque pela direita para arrancar a vitória.
O Inter ainda ficou com um jogador a mais por cerca de 20 minutos, entre a expulsão de Arthur e a de Alexandro Bernabei, e teve um terceiro pênalti para empatar nos acréscimos, mas Alan Patrick acertou a trave.
O resultado deve aumentar a pressão sobre o técnico Roger Machado, que já estava alta desde a goleada sofrida para o Palmeiras. Foi a sexta derrota do Colorado em sete partidas por todas as competições.
O Grêmio subiu ao 12º lugar no Brasileirão, com 28 pontos, e receberá o Botafogo na próxima quarta-feira (24). O Inter, agora na 13ª posição, com 27 pontos, visitará o Juventude no próximo sábado (27).

Pênalti para o Inter, resposta do Grêmio. Duas vezes
Grêmio e Inter praticamente dividiram a posse de bola e haviam dado uma finalização cada nos primeiros 15 minutos, quando Bernabei escapou pela esquerda da grande área e desabou. Pareceu um mergulho em um primeiro momento, mas o replay mostrou que houve um toque do joelho de Noriega.
Marcelo de Lima Henrique revisou o lance no monitor do VAR por muito tempo e considerou o toque suficiente para marcar pênalti. Alan Patrick converteu.

O Grêmio, porém, respondeu quase imediatamente. Marlon tabelou com Willian e cruzou para Carlos Vinicius desviar de cabeça. Poucos minutos depois, o centroavante, que havia ficado fora do jogo anterior contra o Mirassol por um desconforto muscular, sentiu dores e foi substituído por André Henrique.
Perto do intervalo, outro pênalti para o Inter. Desta vez por um toque de mão do mesmo Noriega após um cruzamento de Tabata. Quem ficou muito feliz com essa marcação foi Carbonero, que, na sequência do lance, havia perdido um gol incrível, de frente para Tiago Volpi e completamente livre. Alan Patrick converteu novamente.
E outra vez, o Grêmio respondeu quase imediatamente. Willian cobrou escanteio, André Henrique marcou de cabeça e empatou o clássico antes do intervalo.

Substituição certeira
Alysson, 19 anos, é uma das grandes esperanças do Grêmio. Estreou no time profissional em julho do ano passado e tem ganhado oportunidades entre os titulares. Começou jogando 12 vezes e fez 18 partidas no total pela Série A.
No entanto, ainda não havia marcado neste Brasileirão e começou o Gre-Nal na reserva. Entrou aos 17 minutos do segundo tempo no lugar de Willian e, em seu primeiro lance, disparou pela direita em contra-ataque, ganhou a dividida de Juninho e invadiu a área para marcar o terceiro gol do Grêmio.

Mais um pênalti
A substituição precisa de Mano Menezes colocou os visitantes em vantagem no Beira-Rio, mas a situação ficou um pouco pior quando Arthur foi expulso por uma entrada dura em Carbonero.
O Internacional partiu para cima em busca do empate. Tiago Volpi, com pelo menos duas grandes defesas, parecia determinado a impedir que isso acontecesse.
A quantidade de jogadores de cada lado voltou a ficar igual aos 45 minutos do segundo tempo, quando Bernabei foi expulso por receber o segundo cartão amarelo. Tudo indicava que o placar estava definido.

No entanto, no último minuto dos sete de acréscimos, o Internacional teve o seu terceiro pênalti, agora por um toque de André em Braian Aguirre.
Alan Patrick foi novamente à marca do cal. Desta vez, acertou a trave. A bola ainda voltou para Rafael Borré, mas ele mandou para fora.