Em meio a uma crise de resultados que levou à saída de Luis Zubeldía, o São Paulo anunciou Crespo como técnico em 18 de junho. O ex-atacante de 49 anos já havia treinado o Tricolor entre fevereiro e outubro de 2021 e conquistado o Campeonato Paulista.
Confira a classificação do Brasileirão
"Acho que sou um técnico melhor do que era naquela época. A pessoa não muda, continuo sendo a mesma pessoa de antes, mas tenho mais ferramentas para oferecer a um grupo de trabalho. O que vai acontecer? Nenhum técnico tem a fórmula mágica. Não existe um manual do técnico vencedor. O que posso dizer é que a equipe vai ser muito competitiva", disse.
Nova fase do Tricolor Paulista
Sob o comando de Zubeldía, o São Paulo venceu apenas um dos últimos sete jogos na Série A do Brasileirão, caindo para o 14º lugar com 12 pontos, metade da pontuação do líder Flamengo. Em contrapartida, o time se classificou para as oitavas de final da Copa Libertadores e enfrentará o Atlético Nacional, da Colômbia, em agosto.
“Tenho muito respeito pelo trabalho de Zubeldía”, destacou Crespo, que pediu ‘paciência’ para resolver os “problemas” da equipe.
O novo treinador estreará em 13 de julho, contra o Flamengo, no Maracanã, na retomada do Brasileirão após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.
Currículo de Crespo
Crespo, que assinou um contrato até dezembro de 2026, vem após treinar o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, com o qual venceu a Liga dos Campeões da Ásia na temporada 2023/24. O treinador também venceu a Copa Sul-Americana em 2020 com o Defensa y Justicia, da Argentina.
O ex-atacante declarou sentir “muito amor” pela passagem anterior no São Paulo, apesar de ter sido ‘atípica’ em meio à pandemia da Covid-19.
“Ficamos lá por oito meses e nunca tivemos tempo para trabalhar, tive Covid, tudo foi muito difícil”, contou.
Um dos centroavantes mais temíveis da época de jogador, Crespo deixou sua marca na Itália com Parma, Lazio, Inter, Milan e Genoa e teve passagens pelo Chelsea, na Inglaterra.