John Kennedy dobra produtividade em 2026 e vira solução caseira para ataque do Fluminense

John Kennedy tem 4 gols em 7 jogos em 2026
John Kennedy tem 4 gols em 7 jogos em 2026LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

John Kennedy é conhecido pela torcida do Fluminense como o “Urso”, um apelido que o acompanha desde a base. Ursos passam boa parte do ano em hibernação até o momento de despertar. Claro que o atacante tricolor não dormiu literalmente por dois anos, mas, até o fim de 2025, seu futebol parecia estar adormecido.

Chegou a ser tratado como carta fora do baralho. Em 2026, o cenário começa a mudar. John Kennedy desperta justamente quando o Fluminense mais precisa — e passa a se apresentar como um reforço interno em meio à busca do clube por um novo camisa 9.

Acompanhe Fluminense x Botafogo com narração ao vivo no Flashscore

De agosto de 2025 até o fim do ano, os três centroavantes disponíveis no elenco marcaram apenas sete gols.

Os números de John Kennedy nas últimas temporadas
Os números de John Kennedy nas últimas temporadasOpta by Stats Perform / Fluminense FC

Enquanto Germán Cano se recupera de mais uma cirurgia no joelho e Everaldo foi emprestado ao Bahia, John Kennedy parece estar reencontrando seu melhor futebol já apresentado desde que subiu para o profissional. Ao menos é o que indicam os números que vamos destrinchar nesta reportagem.

Os dados do crescimento

John Kennedy vive um momento inédito. O atacante foi titular nos últimos cinco jogos da equipe, algo que nunca havia acontecido desde a subida ao profissional em 2020.

Além disso, as sete partidas como titular na atual temporada já superam as seis de 2025 (chegou após a Copa do Mundo de Clubes de um empréstimo ao Pachuca-MEX) e se aproximam das nove de 2024.

Mapa de calor de John Kennedy em Bahia 1x1 Fluminense
Mapa de calor de John Kennedy em Bahia 1x1 FluminenseOpta by Stats Perform / Fluminense FC

A confiança de Luis Zubeldía não vem por acaso. Os quatro gols marcados até aqui já igualam a segunda temporada mais artilheira de JK pelo Fluminense, atrás apenas do ano mágico de 2023, quando balançou as redes 12 vezes, incluindo o gol do título da Libertadores contra o Boca Juniors.

Na média por 90 minutos, inclusive, John Kennedy já supera a marca daquele ano: 0,6 gol contra 0,5. Além disso, ele dobrou a produção em relação aos dois últimos anos pelo Tricolor, quando mantinha uma média de apenas 0,3 gol a cada 90 minutos.

Recomeço em 2026

Os gols não surgem por acaso: a produção em 2026 deu um salto considerável em relação aos dois anos anteriores. Em apenas sete jogos disputados, John Kennedy já acumula um xG (gols esperados) de 2,33, quase metade do total somado em suas 54 atuações nas últimas duas temporadas (5,16). 

Quando analisamos a média por 90 minutos, o salto é de 0,2 para 0,4 — marca que, aliás, iguala o desempenho atingido em seu auge, no ano de 2023.

John Kennedy já viveu uma trajetória de altos e baixos no Fluminense. Apesar de ter entrado para a história do clube com o já mencionado gol do título da Libertadores de 2023, sua carreira foi marcada por problemas extracampo e episódios de indisciplina. 

Ainda em 2023, após a classificação para a final do torneio continental, Fernando Diniz, então treinador do Fluminense, afirmou que “o futebol perde a rodo talentos como esse no Brasil”, ao comentar o risco de o potencial do atacante ser desperdiçado.

John Kennedy e Fernando Diniz após título da Libertadores em 2023
John Kennedy e Fernando Diniz após título da Libertadores em 2023Lucas Merçon/Fluminense FC

O ato final de John Kennedy na última temporada — o pênalti desperdiçado na semifinal da Copa do Brasil contra o Vasco — parece ter sido o limite. Não para a torcida, mas para o próprio jogador. 

Ao reconhecer o erro e o momento técnico instável, ele se desculpou com os tricolores ainda no gramado. A mudança de mentalidade ficou clara logo em janeiro: o atacante antecipou seu retorno das férias e iniciou os treinamentos três dias antes da maioria do elenco.

“Ano passado foi um ano abaixo do que eu esperava. Vinha trabalhando forte, mas não foi o que eu esperava. E neste ano eu quero mudar esse cenário, me redimir, buscar títulos, fazer gols e buscar ser titular, que é o que todo jogador quer”, afirmou John Kennedy após sua estreia na temporada e o gol da vitória contra o Madureira.

Pé calibrado

Os números mostram que o comprometimento maior com os treinamentos está surtindo efeito. Fisicamente, o atacante parece mais inteiro: ele vence, em média, 48,5% dos duelos por 90 minutos — um salto considerável em relação aos 34,6% das duas temporadas anteriores e superando até mesmo os 43% de 2023.

Tecnicamente, a evolução é igualmente nítida. Embora esteja finalizando menos em 2026 (média de 2 chutes contra 2,3), sua pontaria está muito mais afiada. Hoje o centroavante acerta 1,4 finalização no alvo por jogo, quase o dobro das 0,8 registradas nos últimos dois anos.

A temporada é longa, a maratona de jogos é grande e John Kennedy não vai poder jogar todos os minutos. O próprio técnico Zubeldía admitiu isso após a vitória contra o Maricá

“Estamos trabalhando nesta posição. Por um lado, temos a boa notícia do John (Kennedy), que está muito bem, certeiro, com gana. Por outro lado, temos a obrigação de ter uma alternativa para não o forçar demais”, disse.

Mapa de passes de John Kennedy em Fluminense 2x1 Grêmio
Mapa de passes de John Kennedy em Fluminense 2x1 GrêmioOpta by Stats Perform / Fluminense FC

Embora o campo dê respostas positivas, o histórico do atacante ainda deixa no ar a dúvida se ele sustentará esse nível ao longo do ano. Por isso, segue a busca do Fluminense por um centroavante. 

Nesta quinta (11), o Flu encara o Botafogo. Será o terceiro clássico na temporada e o primeiro no Brasileirão. A equipe venceu os dois anteriores com participação decisiva de John Kennedy, que marcou os gols das vitórias contra o Flamengo e o Alvinegro pelo Carioca.

Além de recuperar seu melhor futebol, o atacante vem resgatando a fama de carrasco em clássicos, adquirida na base, mas que vinha esquecida. 

O Flashscore transmite em áudio o Clássico Vovô com Letícia Macedo e Fabio Azevedo, direto do Maracanã, a partir das 19h25. Além disso, você acompanha todas as estatísticas dos times e dos jogadores em tempo real no site e no app.